Veja! Vantagens em ter um piano acústico


Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Hoje vamos falar sobre as vantagens do piano acústico.
É importante prestar atenção nesssa vantagens, já que o piano acústico é o tipo de piano mais vendido.
Não pense que ele é o mais vendido por ser o instrumento mais barato, muito pelo contrário, se comparado ao piano digital, um acústico é relativamente mais caro.

Sobre o piano acústico

Antes de falarmos sobre as vantagens desse tipo de piano, é fundamental que se tenha noção dele.
Existem dois tipos de pianos acústicos, o  vertical e o de cauda.
Por mais que tenham características especiais, certas características são permanecem presente nos dois modelos, como tampa, teclas, martelo e cordas, que formam a estrutura do piano em si.
Sobre essas características, é importante ressaltar sobre as teclas, um piano acústico, obrigatoriamente deve ter uma sequência de 88 teclas brancas e pretas.
Esse é um breve resumo sobre os pianos acústicos, para que você possa entender suas vantagens. Caso queira saber mais sobre, leia o artigo: Conheça os tipos de piano acústico.

Vantagens do piano acústico

Qualidade do som

Você pode ter o melhor piano digital, mas não adianta, não tem como comparar o som emitido com o de um piano acústico, ele é natural, e a sensação que se tem ao tocar em um é sensacional e indescritível.

Liberdade

A liberdade musical só é encontrada no piano acústico, com ele você faz tudo, ele pode não ter os milhares de recursos de um piano digital, mas ele tem o que um piano precisa para ser perfeito, ele te oferece liberdade, para criar e se encantar.

Valor

Um piano acústico de boa qualidade, conservado, e em boas condições, ganha valor com o passar dos anos, assim se tornando um investimento para você.

Estética

Esteticamente não há nada mais magnífico do que um piano acústico, seja ele de cauda ou vertical, todos os detalhes são perfeitos, tudo se encaixa, e poder tocar um desses instrumentos é se sentir em um palco, diante de uma grande platéia.

Economia

Por mais que seu custo seja elevado, e sua manutenção também, é interessante saber que você não depende de tomada, pilha ou bateria para o seu uso, então de certa forma você tem uma economia.

Diferencial do piano acústico

Coloco esses itens como diferencial pois não se enquadram nem como vantagens e nem como desvantagens.
Estou falando do local em que o piano foi produzido e sobre o transporte de um piano acústico.

Local de fabricação

É fundamental saber onde um piano acústico foi produzido! Você deve estar se perguntando o por que disso, mas eu explico.
Saber onde um piano foi fabricado é importante em função do clima, sim, o clima onde o piano foi produzido ou o clima para qual o piano foi feito, deve ser similar ao clima onde o piano será usado, caso contrário problemas futuros acontecerão em função disso.

Transporte

Já sobre o transporte de um piano acústico, dificilmente você irá ver alguém discutindo sobre isso, pelo simples fato de que não se deve fazer esse transporte.
Mas calma, você pode sim mudar ele de ambiente na sua casa, ou caso você se mude você pode sim levar ele com você.
O que não pode é ficar indo com ele de um lado para outro, acredito que você já não faria isso, em função do trabalho que isso dá, mas de qualquer forma, é importante deixar claro que ficar transportando um piano não faz bem para o instrumento.
Esses itens não são considerados vantagens, e nem desvantagens, mas são características diferenciadas se comparadas ao piano digital, e que podem interferir na sua escolha, por isso é sempre interessante ressaltar esse pontos.

Para finalizar

Agora que você já conhece as vantagens de se ter um piano acústico, pode começar a procura um bom piano para você, mas calma, vem cá que a gente te mostra como fazer uma boa compra: As 7 melhores dicas na hora de comprar um piano.
Mas já adianto que caso queira ter um piano acústico em casa, é interessante optar pelo vertical em função de seu tamanho, caso disponha de espaço, ter um de cauda não vai ser problema para você.
Ah! Quem tem piano em casa tem que tocar, e para aprender a tocar você já sabe o que precisa fazer, certo? Não sabe ainda? Então dá uma olhada no nosso novo método, o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias!
Espero que você tenha gostado desse artigo, para ver mais conteúdos como esse, acesse nossa página de artigos e não esqueça fazer parte da nossa lista de e-mails, com ela você vai ficar por dentro de todas novidades do Aprenda Piano.
Forte abraço,
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.