Como tocar em outras tonalidades sem transpose

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp


Fala, Tecladista! Tudo certo? Já aconteceu com você de querer tocar em outras tonalidades e sentir dificuldade, não ficar do jeito que queria.
Agora é a hora de superar essa dificuldade e é com essa dica que você vai conseguir desenvolver sua musicalidade.
Saiba que um tecladista para ser considerado completo, precisa saber tocar nas 12 tonalidades possíveis, e isso claro, sem fazer uso do do transpose.
Antes que questione sobre a dificuldade de decorar todos os acordes, é preciso que comece a pensar em graus e não em acordes.
Usar graus relacionados aos acordes irá te ajudar muito na hora de transpor uma música no piano.

Como pensar nos graus, ao invés dos acordes?

No começo pode parecer difícil, mas com o tempo você vai perceber que com certeza valeu a pena focar nos graus.
Então para começar é preciso que se apegue aos graus, procure fazer as reproduções se baseando nos graus, para que se acostume a usá-los.
Conhecer o acorde e seu campo harmônico é fundamental, mas relacionar esse conhecimento junto ao grau, é otimizar tempo, é ganhar em musicalidade.
Então a dica, a recomendação, é que troque o uso dos acordes, pelo uso dos graus.
Digo “recomendação” pois você pode continuar tocando por acorde, mas pensando em seu futuro musical, tocar por grau vai te desenvolver muito mais.
Memorizando através dos graus, tocar as 12 tonalidades não será mais um desafio para você, e sim uma realidade, e um diferencial se comparado a muitos outros pianistas.
Faça isso, estude por grau e invista no seu futuro musical, focar nos graus é automaticamente se desenvolver como tecladista.
Veja que eu nem citei o transpose, pois acho que para você quer aprender, usar o transpose é remar contra a corrente, ir no sentido contrário do desenvolvimento.

Para finalizar

Espero que esse conteúdo tenha sido útil, e como acredito que ele vai ser, vamos combinar de você voltar aqui nesse artigo e comentar que após seguir essa dica, conseguiu tocar nas 12 tonalidades.
Para ter acesso a mais dicas incríveis como essa e que vão facilitar muito o seu aprendizado no piano, recomendo que visite nosso Canal no Youtube e que leia nossos artigos sempre que possível.
Se você quer ir além das dicas, quer algo ainda mais completo, que te ensine realmente a tocar piano do zero, veja nosso Método M30 – Sua 1ª Música em 30 dias, curso oferecido pelo Aprenda Piano! Aproveite 😉
Até mais, forte abraço!
Ramon Tessmann

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do vídeo? Deixe seu comentário abaixo

Participe da

Semana do Teclado

O passo a passo para a realização do
seu sonho de tocar teclado em 30 dias