O que é tonalidade?

O que é tonalidade?
O que é tonalidade? Tonalidade e tom são as mesmas coisas, não? Observe essas perguntas a respeito da tonalidade da música:

Qual o tom da música? A música está em ré?

Se você é um músico que toca com banda tenho certeza que já se deparou com essa situação, onde algum músico não sabia tocar determinada canção e ele só pediu o “tom”.
O certo não serie dizer tom, mas sim tonalidade, que é o correto.
Então vamos entender melhor o que é tonalidade, para assim diferenciar de tom e não fazer mais confusão na hora de tocar. 

Tonalidade

Tonalidade é um termo que se refere aos conceitos de escala e campo harmônico, mas que muitas pessoas confundem com o tom de uma música.
Porém, tonalidade e tom são coisas diferentes!
No caso, tonalidade é o conjunto de acordes construídos perante uma regra e que serão usados em determinada música.
Já, tom, é o acorde que dá a referência da música, onde você sabe a partir desse acorde, todos os outros que poderão ser usados.
A tonalidade pode ser menor melódica, maior natural, maior harmônica e por aí vai. Já o tom, é a nota que vai indicar o sistema a ser usado.

Significado

A fonte de pesquisa Wikipédia traz a definição de tonalidade como:

Em referência as escalas maiores e as menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras.

Exemplo


Esse seria o real conceito de tonalidade.

Concluindo

Comece a tratar daqui pra frente a tonalidade como um grupo de notas que vai ajudar você e muito, durante sua caminhada rumo a excelência musical.
Recomendo fortemente que você continue descobrindo coisas novas e sempre que possível colocar em prática, para isso acesse nosso Grande Dicionário Musical Online.
Bons estudos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo