Como conseguir tocar em qualquer tonalidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp


Fala, Tecladista! Tudo bem? Vamos ver como você pode fazer para tocar em qualquer tonalidade, qualquer uma mesmo.
Ao todo existem 12 tonalidades, e geralmente o tecladista se apega em uma só, ficando mestre nela, e sendo só mais um tecladista falho nas outras.
Mas com essa dica você vai aprender a tocar em qualquer tonalidade, isso mesmo, estou falando em saber tocar bem as 12 tonalidades possíveis.
Começando a tocar em qualquer tonalidade você não vai mais sofrer quando precisar mudar de para Fá sustenido, em função de determinada música.
Com esse exercício você vai melhorar sua maneira de tocar, e começará a extrair muito mais de seu piano.
Para isso é preciso só uma coisa: Mudar o caminho!
Pense em você indo trabalhar, você faz a mesma rota todo santo dia, já sabe ela de cor e salteado, porém se precisar fazer outro caminho, pronto, já complica.
Assim também acontece com quem foca em apenas uma tonalidade, quando precisa mudar, acaba se perdendo no piano.
Como você não quer ficar só no básico e sim ir além das teclas brancas, é preciso que tenha dedicação.
São 12 opções, vamos supor que uma você já sabe bem, assim temos 11 novos caminhos para aprender, mãos à obra, digo, ao teclado.  🙂

Aprendendo a tocar em qualquer tonalidade

A tonalidade do  você já conhece e muito bem, sabe seu campo harmônico, acordes, sejam ou menores ou maiores, porém quer ir além, então siga essa dica, e junto com o exercício passado não vai ter erro, você vai conseguir tocar qualquer tonalidade.
Escolha uma música, uma música simples, e que você goste, para assim poder trabalhar em cima dela.
Agora que você tem já tem uma música simples e que goste escolhida, é hora de fazer ela passar pelas 12 tonalidades, sim, é isso mesmo que você entendeu, você vai tocar a mesma música em todas as tonalidades possíveis.
Com esse exercício além de se aprender as tonalidades na prática, é possível também entender sua importância e seu papel em uma música.
Ah e não vale usar aquele botãozinho chamando Tranpose no teclado, pois se não ele vai fazer todo o trabalho de transpor a música. Estou de olho em você hein! 😉
Seguindo a dica e fazendo o exercício, você conseguirá equalizar todas as tonalidades em suas mãos e não enfrentará mais dificuldades em frente ao teclado quando o assunto for tons.
Para ter acesso a mais dicas como essa, veja mais sobre o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias, com ele o seu sonho de aprender a tocar piano vira realidade, de uma maneira fácil e rápida, como você nunca imaginou.
Continue acompanhando nosso conteúdo através do Canal no Youtube, e da lista de e-mails que te mantém informada sobre as novidades do Aprenda Piano.
Por enquanto é isso, forte abraço!
Ramon Tessmann

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do vídeo? Deixe seu comentário abaixo

Semana do Teclado

O passo a passo para a realização do
seu sonho de tocar teclado em 30 dias