Entenda sobre as teclas de piano


Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
É hora de conhecer seu teclado, especificamente as teclas, então saiba tudo sobre as teclas de piano.
Para essas explicações vamos considerar um teclado com 88 teclas, caso seu teclado tenha um número de tecla menor não se preocupe, você vai conseguir se adaptar facilmente!

As teclas de piano

São 88 teclas, divididas (não igualmente) entre teclas pretas e teclas brancas, perfiladas da esquerda para a direita, assim formando um teclado.
As teclas brancas ficam planas no teclado, as pretas também, porém mais elevadas, aparentando estar longe das brancas.
Em questão de design e layout, esses são os pontos importantes que você deve saber sobre as teclas de piano, os demais pontos você irá perceber.

Explicação sobre as teclas de piano

Agora vamos ver sobre as teclas trabalhando, o que você deve saber para tocar cada tecla corretamente.
A respeito da relação teclas e notas musicais, é importante que você saiba que cada tecla do piano representa uma nota musical, ou seja, ao tocar uma tecla, você está tocando uma nota.
Você já deve ter ouvido alguma da sete notas musicais em algum momento da sua vida, acha que não? Vou te mostrar aqui as notas musicais e observe atentamente se já conhece alguma delas
dó – ré – mi – fá – sol – lá – si
E então, consegue lembrar de alguma delas? Rsrs.
As teclas são um ciclo, repetindo estas 7 notas naturais ao longo do teclado!
De 88 teclas, você conseguiu nomear 7 de teclas de piano, e agora fica a pergunta: Como identificar as outras 81 teclas?
Não se preocupe, você vai entender que o grupo básico de 7 notas se repetem sempre em grupo e assim conseguirá identificar todas as teclas.

Teclas brancas

Você sabe mais do que imagina sobre as teclas brancas.
Sabe as 7 notas musicais que você conhece ou acabou de conhecer? Pois bem, elas ficam nas teclas brancas: Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá e Sol, ou dependendo do número de teclas elas iniciarão nesta ordem: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si.
Agora por mais que você decore as teclas brancas, posições, sons e afins, não vai ter jeito, você vai precisar das teclas pretas.
Sim, além do papel fundamental das teclas pretas, elas ainda ajudam a localizar qualquer tecla branca, é através das posições das teclas pretas que você consegue se situar em um teclado.
Agora você já sabe o truque dos que tocam piano no escuro. 😉

Teclas pretas

As teclas pretas são um pouco mais complexas que as brancas, mas bem explicadinho você vai entender.
Veja que se você tocar Lá e depois Si, e em seguida a tecla preta entre elas irá perceber que ela soa diferente, e isso acontece pois a tecla preta é uma nota musical diferente mesmo.
Logo, por ter seu som diferente, sua identificação também muda.
Elas recebem o mesmo nome das brancas, porém se adiciona um sufixo nelas, que musicalmente chamamos de acidente musical.
Como nosso foco aqui é entender mais sobre as teclas de um piano, vamos te mostrar uma maneira mais fácil de associar estas notas com as teclas pretas. 😉

  • Sustenido: é usado para uma tecla preta à direita (ou acima) de uma tecla branca.
  • Bemol: é usado para uma tecla preta à esquerda (ou abaixo) de uma tecla branca.

Exemplo: Dó sustenido, Ré bemol.
Você pode não ter se dado conta com esse exemplo, mas saiba que cada nota preta tem dois nomes, mas como assim dois nomes em uma só tecla? Sim, um nome é usado para o movimento da nota para o lado esquerdo, e outro para o movimento da nota para o lado direito. Isso acontece porque cada tecla preta está entre duas teclas brancas.
Esse exemplo vai te ajudar a imaginar um teclado e entender essa situação. A  tecla preta à direita de Dó é o Dó sustenido, mas ao mesmo tempo Ré bemol, em função da próxima tecla branca que se encontra ao lado.
Agora outra curiosidade, e nesse caso apenas curiosidade mesmo, pois não vai influenciar em seu toque de teclado.
Não há teclas pretas entre Si e , nem entre Mi e , mas elas também são “duplas”, pois o Dó também é o Si sustenido e, da mesma  forma, Mi também é Fá bemol.

Para finalizar

Com essa explicação acredito que as coisas clarearam um pouco mais para você a respeito das teclas de piano.
Aos poucos você vai entender sobre cada uma das 88 teclas, e estará usando elas perfeitamente, tirando o melhor de cada uma.
Para conseguir isso mais rapidamente você pode participar do novo curso do Aprenda Piano, o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias.
Espero que você tenha gostado desse material, e aproveitando a visita ao nosso site recomendo que aproveite nosso novo espaço de notícias, para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do piano.
Até mais, forte abraço!
Heitor Carvalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo