A incrível sonoridade das tétrades

A incrível sonoridade das tétrades
Fala tecladista! Tudo certo? Aqui é a Raquel, do Aprenda Piano e nesse artigo vou propor para você algo diferente sobre as tríades e tétrades.
Vamos fazer comparações entre as tríades e a tétrades, seria muito interessante que você estivesse com o seu instrumento por perto, para que não apenas entenda a teoria, mas também tenha o som familiarizado na sua mente.
É comum conhecermos no mundo da música, muitos estudantes de piano e teclado, que já estudaram a tétrade, mas que na hora de colocarem em prática não conseguem sentir a “diferença” entre a tríade e a tétrade.
Então, eis que surge a seguinte pergunta:

Porque fazer uma tétrade se a tríade funciona?

Se você já estudou esse assunto e ainda enfrenta dificuldades na hora de colocar em prática, leia esse artigo até o final e se prepare para superar os obstáculos.
Vamos nessa?! 😉

Tríade x Tétrade

A grande diferença entre as duas é realmente a quantidade de notas que cada um desses acordes apresenta, enquanto a tríade carrega com ela três sons, a tétrade por sua vez, conta com quatro sons.
A formação de uma tríade se dá, basicamente, pelo uso do grau 1 3 5.
A tétrade também, só que além dos graus 1 3 5 acrescentamos outro grau, podendo ser o grau 6, 7, 9, entre outras inúmeras possibilidades.

Respeitando o campo harmônico

De início vamos formar nossas tétrades dentro do campo harmônico maior natural.
No campo harmônico de Dó maior temos os seguintes acordes:

C – Dm – Em – F – G – Am – B° – C

E na escala de Dó Maior as seguintes notas:

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó

Se quisermos fazer um Dó com sétima, essa sétima será maior porque o grau 7 da escala é Si e como neste artigo nós vamos usar acordes que estejam dentro do campo harmônico maior natural o acorde ficaria C7M, veja isso no teclado:
dó1mi1sol1si1
Não quer dizer que você não possa usar C7, não é isso!
Porém fica mais simples de entender dentro do campo harmônico maior primeiro e aí em próximos artigos podemos estar falando desses acordes, ok? 😉

Progressões

Vamos fazer algumas sequências e modificações de acordes, assim transformando eles em tétrades e você vai ver como vai ficar diferente, particularmente eu diria que fica até mais bonito.

#1

Nossa primeira progressão vai ser na tonalidade de C.
Assim:

C – F – Am – G

Toque essa sequência e preste atenção no som.
Agora transformando alguns acordes em tétrade, podemos começar com o F e o Am.
No Fá podemos colocar uma sétima. Ficando dentro do campo harmônico ele ficaria F7M.
Assim:fá1lá1dó2mi2
No Lá também podemos colocar uma sétima, e ficaria Am7.
Observe como fica:

Agora nossa progressão fica:    

C – F7M – Am7 – G

Tente tocar e veja como o som da tétrade traz um ar de sofistição para a progressão!
Caso já tenha facilidade em inverter os acordes, você pode fazer isso, não tem problema.

#2

Vamos mudar de tom?
Agora nossa progressão será em G, com a seguinte ordem de acordes.

G – Em – Am – C – D

Toque essa sequência e fique atento ao som como um todo.
Além de colocar a sétima nos acordes, vamos colocar a nona também.
Podemos usar a nona no G e a sétima no C e em Em.
Com isso o acorde de G ficaria G9, assim:

Os acorde de C e Em assim:
– C7M
dó1mi1sol1si1
– Em7

Colocando esses acordes na nossa progressão ela vai ficar desse jeito:

G9 – Em7 – Am – C7M – D

Agora toque essa sequência, se você não tem muito contato com as tétrades, não desanime!
Comece tocando devagar para os seus dedos se acostumarem a “encaixar” nas formas das tétrades.
E lembre-se que você pode inverter esses acordes.

#3

Para terminarmos nossas comparações vamos usar uma tonalidade um pouco mais difícil, que tem cinco acidentes, é o tom de B!
Só para relembrar a escala de Si maior:

Si – Dó# – Ré# – Mi – Fá# – Sol# – Lá# – Si

Nas outras duas progressões começamos pelo grau 1, agora vamos começar diferente, veja:

G#m – E – F# – C#m – B

Começamos pelo grau 6!
Toque esses acordes e ouça com atenção a sonoridade deles juntos.
Aqui nós vamos transformar todos os acordes em tétrades!
Os menores acrescentando a sétima, ou seja, G#m7 e C#m7.
E os maiores acrescentando a nona, E9 , F#9 e B9.
Assim ficariam os Acordes Menores:
– G#m7

– C#m7

Já os Acorde Maiores assim:
– E9

– F#9

– B9

Depois de todas essas mudanças nossa progressão chega nesse resultado final:

G#m7 – E9 – F#9 – C#m7 – B9

Tente tocar! Devagar, sem muita pressão. 🙂
Caso seja muita mudança para você, vá acrescentando aos poucos as sétimas na sequência.
Ouça o som e perceba que a sequência ficou mais rica, com mais informação e com mais detalhes!

Concluindo

Sobre a pergunta lá do início do artigo. Sim, as tríades funcionam!
Compare as tríades com a estrutura de uma casa com acabamento e com o básico necessário para se morar nela, a casa pode até ser usada, mas ela serve certo?
Porém com o tempo você vai decorando a casa, colocando uma flor aqui, um quadro ali, deixando ela a sua cara, dando um toque.
As tétrades são isso, são esse toque a mais, que carrega um pouco do que você é e gosta!
Então, quer ir além na música? Então conheça o nosso Curso Piano Prime!
Abraço e até a próxima!
Raquel Xavier

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