Boa pergunta! Silêncio é música?

Boa pergunta! Silêncio é música?
Fala tecladista, aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Piano e eu tenho uma pergunta pra te fazer: Silêncio é música?
No meio musical assim como temos figuras que representam os sons, temos também figuras que representam o silêncio e nós a chamamos de PAUSA.
Existem momentos de tocar e momentos de esperar, respirar, ficar em silêncio.
Fazendo uma analogia a nossa vida, existem momentos que precisamos de uma pausa para realinhar os pontos e colocar a vida no trilho novamente, para assim seguir em frente!
Então a música como uma maneira de expressar o que estamos sentindo, a fase que estamos vivendo, tem na pausa a representação desses momentos de nossas vidas.
Assim como em nossas vidas as pausas são importantes, na música não é diferente, a pausa é um elemento musical e não apenas um silêncio.

A pausa precisa ser sentida! 😉

FIGURAS DA PAUSA

A partir de agora vamos ver como é a pausa para cada figura musical que conhecemos.
Está pronto? Então vamos lá! 😀

SEMIBREVE

A semibreve é a figura de maior valor que normalmente utilizamos, existe outras que valem mais que ela, a Breve, por exemplo, mas por não ser tão utilizada ela fica meio que de escanteio, mas existe.
A figura de som é uma bolinha sem haste e vazada (branca). Chamamos essa parte de cabeça.
Semibreve (som)A pausa dela é um quadradinho localizado na quarta linha da pauta e direcionado para baixo.
Semibreve (pausa)

MÍNIMA

Tanto a figura de som quanto a figura de pausa da mínima precisa de duas dela para formar uma da semibreve.
Sendo uma figura da mínima metade da Semibreve, então seria necessário duas metades para se ter um inteiro, nesse caso, duas mínimas para formar uma semibreve.
A figura da mínima também é com a cabeça branca (bolinha vazada) mas ela tem uma haste.
Perceba que a haste pode ser tanto para cima quanto para baixo, porém seguindo uma ordem, se a haste for para cima ela tem que estar do lado direito da cabeça, já se a haste for para baixo, ela tem que estar do lado esquerdo da cabeça. Acho que deu pra entender, né?! 😉Mínima (Som)Já a pausa tem grande semelhança com a semibreve e é muito fácil de confundir uma com a outra, e confesso já ter me confundido algumas vezes.
O desenho dela vai ser o quadrado, mas este vai estar escrito na terceira linha virado para cima.Mínima (pausa)

SEMÍNIMA

A semínima vale menos que a mínima, no caso, a metade. Sendo necessária duas semínimas para formar uma mínima.
A figura de som da semínima tem a cabeça preenchida (bolinha preta) e a haste.Semínima (Som)A figura da pausa é um pouco complicada de se fazer a punho, mas por ser diferente é fácil reconhecer ela na partitura.Semínima (Pausa)

COLCHEIA

A colcheia vale metade da semínima, precisando de duas dela para formar uma figura de semínima.
A figura de som tem como partes a cabeça preenchida (bolinha preta), a haste e o colchete.Colcheia (Som)A pausa da colcheia vai ser um pouco mais tranquila de se escrever.Colcheia (Pausa)É bom pensar que a bolinha da pausa corresponde a um colchete, calma que já vamos ver o porque.

SEMICOLCHEIA

Numa ordem gradativa que estamos seguindo a semicolcheia vale metade do valor da colcheia, sendo necessária duas semicolcheias para formar uma colcheia.
A figura de som da semicolcheia é formada pela cabeça preenchida (bolinha preta), haste e dois colchetes.Semicolcheia (Som)Lembra que na colcheia devemos pensar na bolinha da pausa como um colchete? Então, como a semicolcheia tem dois colchetes, a figura da pausa vai ter duas bolinhas.Semicolcheia (Pausa)Observe que é a mesma figura da colcheia mas com mais um colchete.

FIGURA NEGATIVA?

Alguns estudiosos se referem às pausas como figuras negativas ou valores negativos, mas as pausas têm uma função rítmica muito importante, dando sentido musical.
Outros tomam a causa e não gostam dessa maneira de se classificar as pausas, defendendo a importância da pausa, não tendo ela classificada no negativo e sim classificando-a como silêncio.
O que temos com total certeza é que a pausa, na construção musical, é tão importante quanto o som! 😉

NA PARTITURA

Agora que vimos as figuras precisamos colocar em um uma música, certo?
Então observe abaixo uma melodia que contém algumas pausas e tente identificar cada uma delas.Melodia (Partitura)

FINALIZANDO

Silêncio é a música, chamada de pausa.
Não deixe de respeitar o silêncio musical de cada música, cada pausa tem sua devida importância e, reforçando, a pausa precisa ser sentida.
Caso tenha ficado com alguma dúvida quanto a pausa, deixe seu questionamento nos comentários, para que assim possamos ajudar você! 😉
Abraço e até a próxima hein!
Raquel Xavier

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo