Principais Discos de Jazz já lançados

Principais Discos de Jazz já lançados
Fala, Tecladista! Tudo certo? Aqui é o Heitor, do Aprenda Piano, para falar com você sobre os PRINCIPAIS DISCOS DE JAZZ.
Se você é como eu, um apaixonado por música e adora viajar nesse mundo, esse conteúdo irá ser muito interessante para você.
Navegando pelo nosso site você irá encontrar muitos conteúdos sobre Jazz, eu acho até que o Jazz é uma paixão que acompanha grande parte dos pianistas.
Mas não só os pianistas, músicos em geral e também admiradores de um bom som.
Então aproveitando que o conteúdo que está em pauta é o Jazz, vamos falar um pouco sobre ele, vou indicar alguns conteúdos sobre e claro, vamos conhecer os principais discos já lançados.

SOBRE O JAZZ

Temos um artigo completo que responde perfeitamente a pergunta: O que é Jazz? Para acessar e ter a resposta, clique aqui.
De forma mais resumida, temos que o Jazz é um estilo musical, que surgiu na cidade de Chicago, Nova Iorque e também em Nova Orleans, Estados Unidos, por volta do início do século XX.
O jazz surgiu como uma forma de manifestação artístico-cultural, das comunidades negras.
A diferença principal do Jazz para os outros estilos? Improvisação! Com toda certeza esse é o ingrediente que faz do Jazz esse estilo especial.

JAZZ NO APRENDA PIANO

Para você que é um tecladista/pianista interessado em se desenvolver no Jazz, sugiro alguns conteúdos disponíveis em nosso site, como:

Espero que você goste desses conteúdos e que eles realmente te ajudem! 😉

Principais Discos de Jazz

Após muitas pesquisas sobre o jazz, seus artistas e suas músicas, conseguir fechar a lista dos PRINCIPAIS DISCOS DE JAZZ que já foram lançados.
Para os fãs de Jazz, temos álbuns de artistas bem conhecidos e que não poderiam ficar de fora dessa lista, como Miles Davis, John Coltrane e The Dave Brubeck Quartet.
A lista com os “Principais Discos de Jazz já lançados” traz as seguintes informações: Nome do álbum, artista, capa do álbum, um breve resumo sobre o autor e claro, uma SURPRESA!
Aproveite! 😉

1# — Kind of Blue  (Miles Davis)

Kind of Blue (Miles Davis)
Considerado o álbum mais influente de jazz da história da música, Kind of Blue ficou com o 12ª lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rooling Stone.
Além de trazer Miles Davis, o álbum conta com a participação do 2º lugar dessa lista, John Coltrane.

Kind of Blue – SPOTIFY

2# — A Love Supreme (John Coltrane)

A Love Supreme (John Coltrane)
Esse é o álbum mais vendido da carreira do saxofonista John Coltrane.
Assim como o álbum de Miles Davis, o álbum de Coltrane também esteve presente na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone, porém, ficando mais atrás, com o 47ª lugar.

A Love Supreme – SPOTIFY 

3# — Time Out (The Dave Brubeck Quartet)

Time Out (The Dave Brubeck Quartet)
O álbum Time Out, quando lançado em 1959, ficou marcado pelo uso de compassos inusitados no jazz, que eram a valsa e 9/8.
Mesmo sendo considerado um álbum de experimento, Time Out está presente na lista dos álbuns de jazz mais vendidos de todos os tempos.

Time Out – SPOTIFY

4# — Head Hunters (Herbie Hancock)

Head Hunters (Herbie Hancock)
Head Hunter, lançado em 1973, foi considerado revolucionário para a época, por trazer alternâncias de jazz e funk.
Esse trabalho garantiu a Herbie Hancock, presença na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, da revista Rolling Stone, com o 498º lugar.

Head Hunters – SPOTIFY

5# — Getz/Gilberto (Antonio Carlos Jobim, João Gilberto & Stan Getz)

Getz/Gilberto (Antonio Carlos Jobim, João Gilberto & Stan Getz)
Responsável por espalhar a bossa nova no mundo, Getz/Gilberto é lembrado pela revista JazzTimes como um álbum essencial para todos os colecionadores sérios de jazz.

Getz/Gilberto – SPOTIFY

6# — Saxophone Colossus (Sonny Rollins Quartet)

Saxophone Colossus (Sonny Rollins Quartet)
Um título conquistado por Sonny Rollins, define o seu trabalho. A enciclopédia do jazz, o “The Penguin Guide to Jazz”, concedeu ao ao álbum Saxophone Colossus, a coroa – o prêmio máximo da publicação -, usado para caracterizar um álbum, como uma obra prima.

Saxophone Colossus – SPOTIFY

7# — Concert By the Sea (Erroll Garner)

Concert By the Sea (Erroll Garner)
Concert By the Sea, traz a gravação de um dos shows do virtuoso pianista Errol Garner, que é acompanhado nos palcos pelo baixista Eddie Calhun e o baterista Denzil Best.

Concert By The Sea – SPOTIFY

8# — Bird and Diz (Charlie Parker/Dizzy Gillespie)

Bird and Diz (Charlie Parker/Dizzy Gillespie)
Bird and Diz, é o álbum que retrata o encontro entre os fundadores do bebop, o trompetista Dizzy Gillespie e o saxofonista Charlie Parker.
As músicas presentes no álbum apresentam composições executadas através do padrão bebop, que utiliza além do saxofone e do trompete, bateria, baixo e piano.

Bird and Diz – SPOTIFY

9# — The Shape of Jazz to Come (Ornette Coleman)

The Shape of Jazz to Come (Ornette Coleman)
Mais um álbum revolucionário, nesse, o saxofonista Ornette Coleman adiciona a improvisação e rompe com as estruturas de acordes.
Em função do trabalho apresentado, o álbum é considerado uma obra prima, segundo a Enciclopédia do Jazz, o The Shape of Jazz to Come.

The Shape of Jazz to Come – SPOTIFY

10# — The Black Saint And The Sinner Lady (Charles Mingus)

The Black Saint And The Sinner Lady (Charles Mingus)
O “The Black Saint and the Sinner Lady” é um álbum de composição única, porém composta por seis partes, que são dividas em 4 faixas. Ao todos 11 músicos participaram da gravação da composição-álbum.

The Black Saint And The Sinner Lady – SPOTIFY


FINALIZANDO
Espero que você tenha gostado desse nosso conteúdo sobre os Principais Discos de Jazz.
Aproveite o link do Spotify que disponibilizamos, para que você possa ouvir cada um desses maravilhosos álbuns.
Caso você tem interesse em ter acesso a mais artigos como esse, visite a nossa página de artigos. ;)|
Um forte abraço e até mais!
Heitor Carvalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo