A postura no piano ideal para evitar problemas

A postura no piano ideal para evitar problemas
Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Um cuidado fundamental que todo tecladista deve ter é com a  postura no piano, que nada mais é do que a saúde do músico.
Para quem já é acostumado a manter uma postura diariamente, talvez não sinta tanta dificuldade, mas ainda assim é importante se atentar aos cuidados necessários.
Uma má postura no piano hoje pode prejudicar você daqui alguns anos, assim comprometendo sua prática.
Então vamos ver sobre os cuidados que você deve tomar com sua postura! 😉

COLUNA ERETA

Um princípio básico da postura no piano é a coluna ereta, para que você possa tocar tranquilamente e por muito tempo é preciso que você tenha a coluna sempre ereta.
No começo pode ser difícil conseguir, mas é essencial para você, lembre-se disso.

POSIÇÃO RELAXADA

Antes que você se questione sobre como relaxar com a coluna ereta, saiba que uma coisa não impede a outra. Estar relaxado não é ficar “desleixado”, mas sim com uma postura relaxada.
Conseguindo manter a coluna ereta, será questão de tempo para você permanecer ereto e relaxado.

ANTEBRAÇO EM PARALELO COM O TECLADO

Coluna ereta e posições relaxadas são fundamentais para a postura, agora em especial para o toque do piano é necessário manter o antebraço em paralelo com o teclado.
Com o antebraço permanecendo na posição correta, suas mãos ficam aptas para a prática do piano.

MÃO LEVEMENTE ARQUEADA

Olhe para a sua mão agora, arqueie ela como se estivesse segurando uma bolinha de tênis (ou algum objeto de mesmo formato e tamanho), é  nessa posição que as suas mãos devem estar na hora de tocar piano.
Essa é a posição ideal para as suas mãos na prática do piano, ideal em todos os sentidos, tanto para o toque quanto para a postura, se você quer conseguir fazer 100% dos movimentos, é preciso que consiga arquear as mãos.

TOQUE SEMPRE COM A POLPA DO DEDO

Além de ser uma questão de postura em frente ao piano, esse cuidado é necessário para o toque correto do teclado.
A parte do dedo que deve encontrar com a tecla, é a polpa do dedo, não a ponta e muito menos a unha, mas sim a polpa.
Para não ter problemas com o toque das unhas, mantenha suas unhas cortadas regularmente.

HÁBITO, PRÁTICA E EXERCÍCIOS PARA POSTURA NO PIANO

Para conseguir cumprir as recomendações passadas sobre postura no piano você deverá se reeducar.
Essa reeducação primeiramente acontece com você ficando atento a sua postura durante as ações do dia a dia.
Possivelmente sentirá a necessidade de corrigir alguns movimentos, e então para realizar a correção precisaremos falar sobre o hábito, a prática e os exercícios.

Hábito­­­­

Simples, tome por hábito cuidar da postura, seu corpo pede cuidados, pode não pedir hoje, mas vai pedir amanhã, e talvez possa ser tarde demais, então se atente a sua postura, crie esse hábito.­

Prática

Pratique a postura, criando o hábito de observar como você está “posicionado”, corrija a posição e pratique a forma certa, e em seu caso a única aceita.

Exercícios

Durante a aprendizagem do piano existem exercícios para postura, faça eles, são mais importantes do que você imagina, e se possível se exercite além do processo de aprendizagem, ter postura nunca é demais.

CUIDADOS COM A POSTURA

Seguindo essa recomendações por completo, fique tranquilo, a chance de enfrentar problemas por conta de postura no piano não nulas,  afinal elas zelam pela a saúde do músico em si.
Mas lembre-se de manter a postura e tomar todo cuidado possível.
Essas recomendações servem tanto para você que toca piano em pé ou sentado, seja usando banqueta ou cadeira.

CADEIRA X BANQUETA

A opção é do pianista, a forma como ele se sentir mais confortável é a adequada para a prática.
A escolha varia muita de pessoa para pessoa, não existe assento certo ou errado, desde que ele atenda as mínimas exigências para a boa postura.
Para ter acesso a uma cadeira ou banqueta é fácil, lojas de músicas geralmente oferecem as duas opções, e caso preferir, é possível também fazer a compra desses produtos pela internet, mas recomendo testar eles antes.

Cadeira

Não pense em uma cadeira especial, a cadeira do tecladista é normal, mais simples impossível, contendo apenas o assento e o encosto, de preferência o assento sendo estofado e móvel, pois lembre que você passará algumas horas diárias sentado.
As costas da cadeira são feitas para oferecerem um apoio, e é assim que você deve usar elas enquanto toca, como apoio, e não se recostando e aproveitando do encosto.

Banqueta

Não pense que por não ter onde se apoiar a banqueta é descartada, muitos pianistas optam pela banqueta ao invés da cadeira, justamente pelo fato de não terem o encosto.
Uma das vantagens da banqueta é a possibilidade de se fazer dueto usando elas, sim duas pessoas conseguem dividir uma única banqueta, diferente da cadeira, que só tem lugar para uma pessoa.
Porém é preciso que a banqueta tenha uma altura mínima, de preferência ajustável, para que você possa manter a postura correta.

PARA FINALIZAR

Espero que tenha tirado suas dúvidas quanto à postura no piano, caso você ainda ficou com alguma dúvida, comente ou entre em contato com o nosso suporte, para que possamos lhe ajudar, será um prazer.
Para quem está aprendendo agora os segredos do mundo do piano, assista nossa aula gratuita e  aproveite a oportunidade de saber um pouco mais sobre esse instrumento maravilhoso.
Além de oferecermos essa aula especial, temos o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias a sua disposição, um curso voltando para iniciantes, que mesmo nunca tendo contato com o instrumento, em 30 dias estarão realizando o sonho de aprender a tocar piano.
 
Até mais, forte abraço!
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Semana do Teclado

O passo a passo para a realização do
seu sonho de tocar teclado em 30 dias