Fatos interessantes sobre o piano infantil

Fatos interessantes sobre o piano infantil
Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Essa frase você já ouviu, aposto:

“Ah, mas o piano é um instrumento musical clássico!”

Muitos já pensam isso quando leem sobre a relação entre piano e criança, mas olha, acho que é por ele ser clássico que as crianças se encantam tanto com o piano.
Crianças gostam de estar sempre dentro das novidades, de estar mexendo em tudo, colocando a mão em tudo, e quando se deparam com o piano ficam realizadas com o instrumento.
E os pais, é claro, atendem ao pedido do filho e vão atrás de um piano infantil.
A procura por parte dos pais acontece para as crianças de todas idades, assim, hoje já é comum encontramos em muitas lojas de instrumentos um piano infantil, e até mesmo um espaço reservado para esse público.
A relação da criança com a música é algo natural, quando pequena ela já gosta do que faça barulho, que chame e prenda a sua atenção e a dos outros inclusive.
Nem todos se tornaram pianistas, mas aposto que todos quando criança tiveram um teclado que emitia os sons mais diversos possíveis, seja da carro, de animais, ou até de um piano.
Através daquele tecladinho é que o primeiro contato acontece, e se a relação entre criança e teclado vier a ser constante, talvez aí esteja nascendo um amor entre um possível futuro pianista e seu piano atual.
Então, vamos aos fatos que animam os pais a irem atrás do piano infantil para seus filhos.

Que emocionante ver minha filha de 5 anos tocando piano!
Com esse ebook gratuito você pode sentir a mesma alegria…

Baixe sua cópia gratuitamente

FATOS INTERESSANTES SOBRE O PIANO INFANTIL

Para as crianças mais novas o papel da música, e por consequência do piano infantil, é ainda mais importante, pois por meio dele é possível que a criança desenvolva a coordenação motora, trabalhe sua criatividade, aumente sua autoestima e é claro, ajuda a comunicar-se, em especial usando o alfabeto.
Um dos principais estímulos a qual a criança responde é o da música, por isso, professores buscam sempre ensinar muito com ela.
Através desse contato é que a criança vai tomando gosto pela coisa e desde cedo já despertando seu interesse em tal instrumento.
Até a matemática é beneficiada com o toque do piano infantil pela criança, afinal as crianças consideram a junção das notas como uma soma, e assim vão desenvolvendo essa parte de cálculos.
Se até a matemática é beneficiada, então que dizer do português, que desde cedo vem sendo trabalhado.
Lembrando que esse trabalho com a criança no piano infantil é espontâneo, é algo que ela deseja, assim como outras crianças criações vão optar por outros instrumentos, como violão, guitarra e bateria.
Por ser espontâneo é que traz tanto benefício a criança, pois é algo que seu corpo está pedindo, está precisando no momento.
Claro que muitas das crianças que começaram com o piano infantil não deram continuidade ao estudo do piano, porém os ensinamentos ficaram e o desenvolvimento aconteceu em função do piano.
Além dos benefícios que a prática do piano infantil traz a criança, outras características também nascem em função da dedicação junto ao instrumento.
Paciência, desenvolvida através do tempo investido no piano, disciplina, através do cuidados com instrumento e com a forma de tocar e claro, autoconfiança, por acreditar em si mesmo.
Enquanto desenvolve essas virtudes a criança não percebe, mas com o tempo é notório e perceptível esse desenvolvimento aos olhos dos outros.
O desenvolvimento por meio da música é constante alvo de estudos entre especialistas e cientistas, e em inúmeros casos, o diagnóstico é que uma criança que tem contato com a música, indiferente do instrumento musical a ser tocado, apresenta uma resposta muito mais rápida que as que não tem contato com a música.

COMO AJUDAR MEU FILHO A TOCAR PIANO INFANTIL

Depois de ler todos os benefícios não tem como não querer que seu filho toque piano, eu sei, mas antes de tudo saiba que isso depende dele e não de você.
Mas de qualquer forma, vamos falar como você pode ajudar seu filho, para que ele tenha o gosto pelo piano infantil despertado.
Quem sabe a criança que toca um piano infantil hoje na sala de casa, não vai ser o adulto que amanhã vai estar se apresentando com um piano profissional em um teatro cheio.

  • Dê exemplo a ele, toque piano em sua frente, para que ele veja, questione e tenha vontade de fazer como você, isso pode fazer muita diferença para despertar nele o gosto;
  • Deixe ele sempre envolvido com os sons emitidos pelo piano, ele vai acabar se acostumando, e se sentido confortável, logo querendo mais e mais;
  • Use seu dom de pai ou mãe, e converse com seu filho, chegue no assunto sobre fazer aulas de piano infantil, veja se ele tem interesse, mas lembre, deixe ele decidir se quer ou não;
  • Por fim, dê suporte para que ele toque o que deseja, nesse caso consiga o piano infantil, e incentive ele, do começo ao fim, afinal foi você que comprou a ideia junto com ele, então seu apoio será fundamental para ele;

Esses são fatos e dicas que servem para todas as crianças após os 3 anos de idade, pois dessa idade em diante é que o desenvolvimento com a música começa a acontecer.

Imagine seu filho pequeno tocando piano…
Viver essa alegria está a apenas 1 clique!

Baixe meu livro gratuito agora

Abraço,
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.