Pianista Yara Bernette apresenta seu mais novo álbum

Pianista Yara Bernette apresenta seu mais novo álbum
A pianista Yara Bernette, uma das maiores artistas brasileiras, apresentou, recentemente, o seu mais novo álbum.
Com gravações tocantes e de alto nível, o disco, depois de um intenso e longo trabalho, finalmente, chegará às prateleiras.

Pianista Yara Bernette finalmente lança seu disco

Depois de um longo período, o álbum tão esperado da pianista Yara Bernette foi finalmente lançado.
Cheia de talento, a artista é uma grande referência no piano. Seu CD que tem o selo Australian Eloquence, foi anunciado no exterior.
A história do disco começou em 1970, quando Yara gravou para a Deutsche Grammophon faixas de prelúdios de Serguei Rachmaninov.
Guardado à sete chaves e não lançado na época, por motivos não muito bem esclarecidos, o CD que agora foi apresentado escondia um segredo.
Ou melhor, três surpresas. São três faixas inéditas, que nunca foram divulgadas antes em nenhum trabalho.
A explicação para esse fato se dá por um motivo curioso. Quando foram gravadas as faixas, onde a pianista interpretou todos os Prelúdios Op.23 e Op.32, de Rachmaninov, a tecnologia da época não permitia que tantas canções fossem transferidas em um LP.
Era preciso mais de um para que todas elas entrassem no trabalho. O problema é que a gravadora não aceitou lançar um álbum duplo e essas faixas ficaram inutilizadas.
Atualmente, com uma tecnologia mais desenvolvida, o disco que está sendo lançado conterá todo o trabalho. Incluindo as inéditas, Op.23 nº3, Op.32 nº11 e Op.32 nº12.
O álbum completo conta com 72 minutos de muitas canções de qualidade. Um verdadeiro presente aos amantes da música erudita. Cada faixa dura cerca de 6 minutos.
Apesar de não ser mais possível ver Yara dominando completamente o piano ao vivo, o seu CD traz de volta o seu lirismo e clareza, em uma qualidade sonora raramente vista na atualidade.

Quem foi a pianista Yara Bernette?

A artista foi uma das maiores pianistas do século XX, junto à Guiomar Novaes, Magdalena Tagliaferro e outras. Apesar de não ser tão enfatizada nos dias de hoje, por conta do pouco material de sua carreira que ficou disponibilizado.
Yara só deixou como legado de sua trajetória musical brilhante esse álbum que acaba de ser lançado, além de um disco solo em 1995, quando já estava no auge de seus 75 anos, um CD com canções de Villa-Lobos e um disco de orquestras alemãs, com obras de Nikolai Medtner e Everett Helm.
A pianista é de Boston, mas chegou ao Brasil ainda muito nova, tinha, apenas 6 meses. Foi aqui que ela começou a lapidar sua técnica e deixar que seu talento aparecesse.
Seu tio, José Kliass foi o responsável por lhe transmitir a tradição do centro-europeu. Klias era aluno de Martin Krause, que era um discípulo e secretário particular de Franz Liszt.
Ao longo de sua carreira, Yara Bernette se apresentou em diversos países, passando pelos Estados Unidos e diversos locais da Europa. Deu aulas no Brasil e na Alemanha, chegando a ser educadora da Escola Superior de Música de Hamburgo.
O disco “Rachmaninov: Preludes”, da Artista Yara Bernette, está disponível na Amazon e nas principais plataformas digitais.
Redação Aprenda Piano.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Participe da

Semana do Teclado

O passo a passo para a realização do
seu sonho de tocar teclado em 30 dias