Pianista Robério Molinari e mezzo-soprano Lorena Espina tocam juntos

Pianista Robério Molinari e mezzo-soprano Lorena Espina tocam juntos
Para quem gosta de música erudita, a noite do dia 23 de maio foi repleta de música boa e apresentações incríveis.
O pianista Robério Molinari e o mezzo-soprano Lorena Espina tocaram juntos em um recital gratuito de música erudita. A apresentação aconteceu na UFMG para o Projeto Conexões Musicais.
Foi a partir das 20h que ambos subiram ao palco para interpretar peças completas de consagrados compositores como: Mozart, Jules Massenet e Tobert Schumann.
O Aprenda Piano tomou conhecimento da apresentação e decidiu compartilhar com você as informações desse belíssimo espetáculo. Venha conferir de perto tudo o que rolou!

A apresentação para o projeto Conexões Musicais

Já vem sendo um projeto tradicional do Conservatório de Música da UFMG, e exatamente por isso, atraiu muitas pessoas. Principalmente alunos da própria faculdade, que estavam interessados em conhecer melhor esses dois grandes músicos.
A apresentação começou com o Opus n42 de Schumann, que foi composta em 1940 e intitulada “Amor e vida de uma mulher”, essa composição foi inspirada no conjunto de poemas de Adelbert von Chamisso.
Os demais atos foram de óperas de Alessandro Scarlatti e também de Manuel de Falla.

  • Frauenliebe und Leben, op. 42 (22’) – Schumann
  • Son tutta duolo (3’) – Scarlatti
  • Che farò senza Euridice (Orfeo et Euridice) (4’20”) – Gluck
  • Tu fosti tradito (La clemenza di Tito) (4’) – Mozart
  • Air des lettres (Werther) (7’) – Massenet
  • Vivan los que rien! (La vida breve) (3’) – Manuel De Falla

Quem são os músicos que se apresentaram?

Vamos começar por Lorena Espira. A mezzo-soprano tem formação em piano e em canto lírico, cursou sua graduação no Conservatório Nacional de Música Carlos Lopez Buchardo e também na Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, ambos na Argentina.
Depois, mudou-se para Austrália, onde decidiu se aperfeiçoar e estudar ainda mais, optando pela Universidade Anton Bruckner.
Atualmente, tem como companheira de palco a pianista Paula Galama. Juntas integram o Duo Ars Cantus que nasceu na missão de expandir a música de câmera alemã por todo o mundo.
Lorena também valoriza muito o ensino, por isso faz questão de abrir espaço em sua agenda para atividades pedagógicas. No Brasil, já aplicou masterclass para ensinar a todos um pouco mais de sua técnica.
Já Robério Molinari cursou faculdade de música no Rio de Janeiro, mais precisamente no Conservatório Brasileiro de Música, e foi na UFRJ que tornou-se mestre em piano.
Atuou como pianista em diversos locais e atualmente, é o pianista oficial da Escola de Música da UFMG e organiza o Coral Ars Nova.
Redação Aprenda Piano.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Semana do Teclado

O passo a passo para a realização do
seu sonho de tocar teclado em 30 dias