Conheça o incrível Pianista Arthur Moreira Lima


Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Hoje vamos falar de uma pessoa especial, que é referência no piano brasileiro e mundial, e que tem um recado para você.
Arthur Moreira Lima, um carioca da gema, apaixonado pelo Fluminense e pelo seu querido Rio de Janeiro. Nascido em 1940, com mais de 50 anos de carreira, e estudando piano desde os 6 anos de idade, Moreira Lima segue a viver de piano aos seus 76 anos de idade.
Falar sobre a carreira de Arthur é artigo de luxo, afinal é uma carreira que só recebe elogios da crítica, e as premiações que recebeu ao longo dos anos são a prova disso, são prêmios pela pessoa que é, por suas obras, apresentações e interpretações.
Nascido no Rio de Janeiro, Moreira Lima fez carreira fora do país, morando na França, antiga União Soviética, na Áustria e na Espanha. Após duas décadas longe do Brasil, a alguns anos se encontra vivendo no Brasil, lutando pela democratização da música, em especial pela cultura do piano.
Ao longo dos seus 50 anos de carreira, Arthur virou referência quando o assunto é interpretação, desde obras menores a maiores, todas tocadas com o mesmo brilhantismo e a mesma dedicação.
Moreira Lima foi além do que se poderia imaginar, não por sua capacidade, que nunca foi questionada, mas sim pela facilidade incrível, com a qual consegue criar uma harmonia entre diferentes obras e com extrema qualidade tocar Liszt, Nazareth, Chopin, Piazzolla, Bach, Villa-Lobos, Mozart e Pixinguinha, entre outros.
Durante os anos que viveu na Europa, Arthur se apresentou com nomes invejáveis entre regentes e orquestras, tocou com a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, e com as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim e Viena, lembrando que essas foram apenas algumas das parcerias realizadas em cima do palco.
Já chamado de “O Pelé do Piano”, pela revista francesa La Suisse, Moreira Lima também recebeu elogios por suas obras, em especial por uma de Choplin, onde a crítica americana o definiu como “o mais importante registro pianístico do ano”, e um dos comentários que talvez mas identifique o trabalho de Moreira Lima sejam as palavras do famoso crítico Inglês, Dominic Gill, quando disse que “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar”.

PARTICULARIDADES DO PIANISTA ARTHUR MOREIRA LIMA

Aluno de Lúcia Branco, assim como Tom Jombim, Moreira Lima fez história e se tornou um marco na música brasileira, mas decidiu ir além, uma decisão difícil, mas desejada por ele, e quem ganha com isso: a cultura brasileira, que tem o trabalho de uma referência no âmbito musical ao seu dispor.
Apesar de todos sucesso alcançado em função de seu trabalho, o pianista nunca esqueceu sua origem, bem por isso é conhecido por tocar em todos os lugares possíveis, tanto que já se apresentou na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Apresentações como essas fazem parte do estilo de vida que Arthur decidiu seguir, mesmo após já ser tratado como um interprete único.
Arthur Moreira Lima já ultrapassou a barreira da música, não é e nem deve ser tratado apenas como músico, mas sim como parte da cultura de um país, em função de todo o trabalho que vem realizando nos quatro cantos do Brasil.

CAMINHÃO TEATRO – UM PIANO PELA ESTRADA

um piano pela estrada
Idealizado por Moreira Lima em seu retorno ao Brasil, o projeto agora identificado como Um piano pela estrada percorre o Brasil através de um caminhão teatro desde 2003.
Adaptando um palco dentro da carroceira de caminhão, em menos de uma hora o espaço para o show está pronto, e com o mesmo tempo o caminhão está apto para seguir viagem.
Ao longo de 13 anos do caminhão teatro, são mais de 400 apresentações, alcançando quase um milhão de pessoas e percorrendo mais de 120.000km, passando pela maioria dos estados brasileiros, atendendo em especial as cidades mais carentes.
Para o público, um show de piano, um espetáculo, para o projeto a cultura sendo trabalhada. A grande dimensão que o projeto vem tomando é notória a cada km percorrido, a cada chegada em uma cidade, a cada palco montado e a cada apresentação realizada.

DISCOGRAFIA DO PIANISTA ARTHUR MOREIRA LIMA

discografia arthur moreira lima
Uma discografia rica, daquelas que dá gosto de ver, são mais de 100 obras já produzidas, todas de muito sucesso e com muitos prêmios, e que podem aumentar a qualquer instante, já que Moreira Lima vem sempre se reinventando.
Gostou do recado que o pianista Arthur Moreira Lima deixou para você?
Então inicie seus estudos agora mesmo, saiba mais sobre o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias.
Até breve,
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.