Saiba mais sobre os tipos de Pedais do Piano


Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Acredito que você já deva saber, mas para quem ainda não sabe, o piano conta com pedais, pedais especiais para esse instrumento, por isso o nome “pedais do piano”.
Então, enquanto as mãos estão ocupadas tocando o teclado, os pés se ocupam com o toque do pedal.
Um piano apresenta geralmente dois ou três pedais, com cada pedal tendo um efeito, que incorporando ao toque do teclado, faz uma diferença fundamental para quem escuta a música.
A importância do pedal pode ser melhor percebida, comparando uma mesma canção tocada com e sem pedal.
Um ponto importante sobre os pedais, é entender que eles exercem papeis diferentes em cada tipo de piano, algumas vezes similares, mas outra nem tanto, então se atente ao uso de cada pedal do piano acústico de cauda, vertical e ainda o digital.

Pedal Sustain

O pedal sustain é o pedal da direita, também conhecido como pedal de sustentação, ou ainda como damper.
Quando um pedal sustain é pressionado, os abafadores do piano são afastados, assim as cordas conseguem soar livremente, até você soltar o pedal.
Geralmente quando alguém for falar sobre pedal, estará falando do pedal sustain, mesmo sem o identificar, mas isso acontece em função desse pedal ser o mais usado, o tradicional entre os pedais do piano.

Pedal Central

Esse é fácil, o pedal central é o pedal do meio, chamado de sostenuto.
O pedal central aparece em muitos pianos, mas não em todos.
Isso acontece porque muitos fabricantes estão preferindo economizar na fabricação do instrumento, e acabam cortando esse pedal.
O efeito proporcionado pelo pedal sostenuto é interessante, porém um pouco mais complexo.
Enquanto o pedal sustain amplifica as notas que estão sendo tocadas, o pedal central se restringe a prolongar uma nota, ou um grupo de notas, enquanto toca as outras normalmente.
Entendendo esse funcionamento na prática é imaginar uma nota sendo tocada normalmente, enquanto outra ainda está tocando em função de ter sido prolongada.
Para alguns pianos verticais esse pedal é tratado como o pedal do estudo, por ter uma função diferente, que insere uma camada de feltro entre os martelos e as cordas, assim deixando o mais suave e abafado, podendo praticar sem incomodar a vizinhança. 😛

Pedal Surdina

Esse é o pedal da esquerda, também identificado como pedal suave ou una corda.
O pedal de surdina é um dos que funciona de forma diferente conforme o tipo de piano, nesse caso entre os pianos acústico de cauda e vertical, mas seu propósito é o mesmo para ambos, suavizar os sons emitidos pelo instrumento.
Essa suavidade só é possível em função de que pressionando este pedal, o conjunto de martelos do piano se desloque para o lado, assim na hora de tocar as cordas uma fica de fora, não sendo alcançada, logo ao invés de serem tocadas três cordas, apenas duas são tocadas, com isso conseguimos mais suavidade.

Pedais do piano digital

Nos teclados digitais os pedais são um pouco diferente, o mais comum segue sendo o pedal sustain, que segue com a mesma função, de deixar as cordas soar livremente.
Esse pedal é conectável ao teclado, e o que difere de seu funcionamento no piano acústico, é que por não conter cordas em um teclado digital, ele não move nenhum abafador ou muda teclas, apenas emite um sinal para que sustente as notas.
Já o outro pedal do piano digital, é o pedal do volume responsável por aumentar e baixar o volume, e funciona também através de sinais enviados para o cérebro do teclado digital.
Um pedal que pode ser acrescentado ao piano digital é o pedal vibrato, responsável por soar as notas trêmulas.
Aí esta uma vantagem, do piano digital, o fato de poder conectar pedais futuramente.

Para finalizar

Agora que você já sabe para que serve cada pedal do piano e como usar, chegou a hora de incrementar o seu tocar de piano.
Para lhe ajudar no toque do piano, que tal investir no Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias, e começar a caminhada até se tornar um pianista extraordinário.
Espero que você tenha gostado desse conteúdo, para ver mais dicas, acesse nosso Canal no Youtube e assine nossa lista de e-mails, assim você vai receber tudo em primeira mão.
Até mais, forte abraço!
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.