Os surpreendentes Acordes Subdominantes!

Os surpreendentes Acordes Subdominantes!
Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Piano, para conversar com você sobre os acordes subdominantes.
São as funções harmônicas que nos dizem qual o papel de cada acorde no campo harmônico, neste caso vamos falar dos acordes subdominantes.
Acredito que já tenha ouvido falar da tônica e dos acordes dominantes, não é mesmo? 
Os acordes subdominantes vem ganhado espaço e assim aparecendo em lugares onde antes a tônica dominava, quer entender melhor?
Então vamos juntos até o final deste artigo!

FUNÇÕES HARMÔNICAS

O papel das funções harmônicas nada mais é que classificar os acordes de acordo com a sensação que ele nos dá, ou que tem dentro da música. Chamamos isso de harmonia funcional.
Classificamos em três grandes funções:

  • Tônica
  • Dominante
  • Subdominante

Sim, cada acorde realmente exerce uma função.
Como em uma empresa com vários setores, cada setor com a sua função e todos juntos fazem o bom funcionamento da empresa, certo?
Na música, é a mesma coisa, para que o campo harmônico “funcione” cada acorde precisa realizar a sua função!

O ACORDE SUBDOMINANTE

Dentro das funções harmônicas o acorde dominante tem uma sensação intermediária, sabe por que?
Porque ele não tem a estabilidade sonora da tônica, ou seja, o “repouso”, o “alívio” da tônica. E também não tem a instabilidade da dominante, assim o acorde dominante nos dá a sensação de preparação, de que necessita de um acorde de repouso após ele.
Então o acorde subdominante é o meio termo entre a tônica e a dominante.

ACHANDO O ACORDE SUBDOMINANTE

Dentro do campo harmônico os acordes subdominantes vão estar no 2° e no 4° grau.
Veja no campo harmônico de Dó Maior:
C Dm Em F G Am B° C
Aqui o 2° grau será o Dm e o 4° grau o F.
Podemos fazer uma progressão de 1 4 5, que na tonalidade de Dó Maior ficaria:
C F G
Toque e sinta que o 1° grau (C) é forte e estável.
Já o 5° grau (G) é instável e “chama” um repouso, que é encontrado no 1° grau.
E o 4° grau (F) não tem as características tão forte quanto os outros graus.
Vamos tentar fazer em outra tonalidade?
No campo harmônico de Sol Maior, por exemplo:
G Am Bm C D Em F#° G
Agora Am e C são os acordes subdominantes!
Uma curiosidade é que o 2° grau é o acorde relativo menor do 4° grau!

COLOCANDO A SÉTIMA

Vimos os acordes em tríades, ou seja com três notas, agora vamos acrescentar uma nota no acorde, tornando ele uma tétrade.
Voltando a tonalidade de Dó Maior, o acorde subdominante é o F composto pelo 1° –  3° –  5° (Fá – Lá – Dó) da sua tonalidade. Agora vamos colocar a sétima maior.
O acorde ficaria com 1° – 3° – 5° –  7°M, com as notas Fá – Lá – Dó – Mi.
Veja no teclado:

Dó Maior com sétima

Em uma progressão de acordes com sétima ficaria assim:
1 4 5
A sétima faz um diferença incrível na harmonia! Como diz um de nossos professores do Aprenda Piano: “A sétima potencializa a função do acorde”. E realmente é isso, a sétima realça a função harmônica de cada acorde.

GANHANDO ESPAÇO

Os acordes subdominantes, apesar de ser de baixa intensidade, eles vem ganhando espaço na música popular, vou te mostrar um exemplo:
Na música Singular da dupla Anavitória, o tom da música é B. E mesmo o Si maior sendo a tônica não é ela que começa as partes mais importantes da música.
Veja o primeiro verso da música:SingularPercebeu que a primeira nota é a subdominante?
Que incrível né? E mesmo não começando com a tônica a harmonia fica linda com a subdominante em um lugar de “destaque”.
No refrão, que é outra parte da música muito importante, acontece a mesma coisa, só que com o outro acorde subdominante, que é o 2° grau.
O 2° grau é ainda menos intenso que o 4° grau, mas veja como ele “funcionou” bem.
Singular - (Refrão)
Olha como ficou legal o uso da subdominante menor!
É muito massa quando alguém faz algo que a gente não imagina que ela possa fazer, e na música “teoricamente” ninguém dá nada pelo acorde subdominante, mas ele começou a mostrar o poder que ele pode ter no meio da harmonia.

TODOS OS ACORDES SUBDOMINANTES

Para te ajudar no estudo dos acordes subdominantes e até a encontrar eles em uma sequência de acorde, aí vai a tabela de todos os acordes subdominantes. 😉
Lembre-se que o 2º grau é sempre um acorde menor e o 4º grau, um acorde maior.

CONCLUINDO

Depois desse artigo tenho certeza que você vai ver os acordes subdominantes com outros olhos.
Para que comece a se acostumar com eles é só começar a praticar e procurá-los nas músicas que você já toca. 😉
Você acha que aprendeu bastante com esse artigo? Pois saiba que você pode aprender muito mais! Conheça agora mesmo o curso Piano Prime e saia do básico!
Abraço e até a próxima!
Raquel Xavier

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo