Esclarecendo o que é nota e acorde


Fala tecladista! Tudo bem? Aqui é o Augusto Canarin, do Aprenda Piano, para mais um artigo.
Hoje vim aqui esclarecer uma dúvida muito comum para quem está começando a aprender um pouco mais sobre piano, são as dúvidas referentes a nota e acorde.
O mundo da música e principalmente o mundo das teclas é cheio de novidades e descobertas fantásticas, técnicas incríveis e com milhões de formas de se executar e produzir sons.
A existência de tudo isso deu-se a milhares de anos atrás e hoje somos agraciados por essa arte que encanta todo o planeta.
Tudo o que existe hoje é formado por uma base que dá suporte para todo o resto ser criado, assim na música não é diferente, em especial no piano. Por exemplo, quem procura começar a aprender piano, inicia pelos primeiros passos, que envolvem diretamente saber diferenciar nota e acorde.
Você com certeza já ouviu falar de um desses elementos, ou até mesmo desses dos dois pontos fundamentais da música, mas por acaso você sabe qual a diferença entre nota e acorde?
Se a resposta for não, tudo bem, sem problemas, estamos aqui para tirar essa dúvida!

Diferença entre nota e acorde

Antes que você entenda a diferença de nota e acorde, gostaria de lhe dar um exemplo simples que te ajudará no desenrolar dessa descoberta.
Temos, na língua portuguesa hoje, inúmeras palavras que possuem os seus respectivos conjuntos ou coletivos. Por exemplo, um conjunto de lobos chamamos de alcateia, o coletivo de chave nós chamamos de molho, o coletivo de elefante chamamos de manada e assim por diante.
A diferença de nota e acorde é basicamente essa, podemos dizer que:
Nota: É um único indivíduo.
Acorde: O conjunto desses indivíduos.
Muitas pessoas, quando estão começando na música ou que tem um breve conhecimento sobre um assunto as vezes falam erroneamente: “Esta nota é linda! ” ou “Que nota é essa que você está fazendo? ”.
Quando na verdade ela estava querendo se referir ao acorde, já que a nota é apenas um toque individual.
Para que você entenda melhor essa diferença entre nota e acorde, vamos imaginar ambos elementos no teclado.
Veja na ilustração abaixo a nota .
Nota
Agora compare essa nota, com o Acorde de Ré, formado pelas notas:

Ré – Fa# – Lá

Acorde
Como você pode ver, o acorde é formado por, no mínimo, três notas, logo, um conjunto de três notas ou mais, formam um acorde.
Essa é a diferença entre esses dois conceitos principais que servem para você que está dando os primeiros passos no teclado.

Para finalizar

Espero que você tenha compreendido a diferença entre nota e acorde, e entendido o papel de cada um desses dois elementos de suma importância para o seu desenvolvimento musical.
Então, já que você está procurando realizar o seu sonho de aprender piano, aproveite a oportunidade e saiba mais sobre o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias, curso idealizado pelo professor Ramon Tessman e disponível no Aprendo Piano.
Para que você continue se aperfeiçoando nos estudos, recomendo que fique sempre atento aos nossos artigos, pois procuramos sempre estar trazendo novos conteúdos para você, sendo assim assine nossa lista de e-mails e fique por dentro de tudo que acontece aqui.
Até logo, forte abraço!
Augusto Canarin

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo