Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Teclado para mais um artigo e nosso assunto hoje são os acordes com sétima.
É comum que nas cifras populares você encontre um 7 junto ao acorde, esse 7 é a sétima.
Depois que você conhecer os acordes com sétima e começar a praticar, dificilmente, você conseguirá tocar acordes sem as sétimas.
Ao incluir a sétima vamos ver que terá muitas possibilidades, desde sensações de relaxamento até gerar tensão.
Vamos ver 4 tipos de acordes hoje!
#1 – Maior com Sétima Maior
O primeiro acorde é o maior com sétima maior, ou seja, ele em si é um acorde maior.
Provavelmente você já conhece os acordes maiores, mas vamos relembrar eles aqui.
Os acordes maiores são formados pelo intervalos de: 1 3M 5J
Se aplicarmos isso na tonalidade de dó, teriamos: dó mi sol.
Se você ainda tem dúvidas com relação aos acordes maiores é só clicar aqui e ver um pouco mais sobre.
A sétima maior é a sétima que está na escala maior, por exemplo na escala de dó:
dó ré mi fá sol lá si dó
1 2 3 4 5 6 7 8
Se você observar vai ver que a nota si é a sétima nota da escala e seu intervalo original é de sétima maior, veja:
dó ré mi fá sol lá si dó
1 2 3 4 5 6 7M 8
Então é a nota si que teremos que acrescentar no acorde de dó maior:
dó mi sol + si
No teclado fica assim:
Para encontrar qualquer sétima maior é só você diminuir um semitom da tônica do acorde.
Por exemplo, se quiser formar o acorde de lá bemol com sétima maior (Ab7M) é só diminuir um semitom da nota lá bemol.
Teremos então a nota sol. Agora é só acrescentar o sol ao acorde de Ab.
Ab: láb dó mib
7M: sol
láb dó mib + sol
No teclado:
#2 – Maior com Sétima Menor
Aqui o acorde continua sendo maior, e lembrando que se você ainda tem dúvidas com relação aos acordes maiores é só clicar aqui e ver um pouco mais sobre.
A diferença aqui acontece na sétima, porque agora ela não é maior e sim menor.
Para que uma sétima maior se transforme em sétima menor é só diminuir um semitom.
Se a sétima maior é a nota si, ao diminuir um semitom teremos o sib, que será uma sétima menor.
Nada melhor que aplicar tudo isso em um acorde para ficar mais fácil de entender o conteúdo.
Primeiro de tudo precisamos do acorde maior, vamos continuar com o dó. Veja as notas que formam o acorde de C (dó maior):
dó mi sol
A sétima menor não vai ser uma das notas da escala maior, então podemos pensar em um forma mais fácil de encontrar essa sétima menor.
A forma mais fácil é diminuir um tom da tônica do acorde.
No caso do acorde de C, a tônica é a nota dó. Diminuindo um tom vamos chegar na nota sib.
C: dó mi sol
7: sib
dó mi sol + sib
No teclado:
Você pode fazer isso para encontrar qualquer sétima menor, vamos ver em outro acorde?
Para formar o acorde de F#7 primeiro vamos encontrar o F#. Ele é formado por:
fá# lá# dó#
O próximo passo é diminuir um tom da tônica do acorde. A tônica é o fá#, quando diminuimos um tom chegamos na nota mi.
F#: fá# lá# dó#
7: mi
fá# lá# dó# + mi
No teclado:
#3 – Menor com Sétima Maior
Aqui já mudamos o acorde base, agora ele não é maior e sim menor!
Provavelmente você já conhece os acordes menores porque aprendemos eles no início dos estudos de teclado.
Os acordes menores são formados pelos intervalos: 1 3m 5J
Ao aplicar esses intervalos na tonaliade de dó temos estas notas: dó mib sol
Caso você não lembre dos acordes menores e precisa relembrar esse assunto, é só você clicar aqui e ver mais sobre os acordes menores.
Como já vimos a sétima maior está meio tom abaixo da tônica do acorde.
O acorde menor com sétima maior tem uma sonoridade um tanto quanto peculiar. É interessante que você toque esses acordes depois no seu teclado e sinta cada sensação que passam.
Começamos com o acorde de Cm (dó menor):
dó mib sol
Agora chegou a hora de diminuir meio tom da tônica, que neste caso é o dó.
Dó menos meio tom chegamos na nota si.
Cm: dó mib sol
7M: si
dó mib sol + si
No teclado:
O acorde acima é cifrado deste jeito: Cm7M ou Cm(maj7).
Você pode usar essa forma de encontrar a sétima maior no acorde menor em todos os acordes!
Vamos ver no acorde de Fm. O fá menor é formado pelas notas: fá láb dó.
A tônica do acorde é a nota fá, ao diminuir meio tom de fá chegaremos na nota mi. Então o mi será a sétima maior do acorde.
Fm: fá láb dó
7M: mi
fá láb dó + mi
No teclado:
#4 – Menor com Sétima Menor
Chegamos o acorde menor com sétima menor e aqui a sétima menor vai estar na escala menor.
Vamos ver a escala menor de dó:
dó ré mib fá sol láb sib dó
1 2 3 4 5 6 7 8
A sétima do acorde de Cm (dó menor) é o sib, o sétimo grau que aparece ali na escala menor.
Vamos juntar o acorde à sétima.
Cm: dó mib sol
7: sib
dó mib sol + sib
No teclado:
Uma forma mais fácil de encontrar a sétima menor é diminuir um tom da tônica do acorde.
Usando o acorde de Am como exemplo. No acorde de lá menor a tônica é o próprio lá. Diminuindo um tom de lá chegamos na nota sol.
Agora é só acrescentar a nota sol ao acorde menor.
Am: lá dó mi
7: sol
lá dó mi + sol
No teclado:
CONCLUINDO
Nós vimos 4 tipos de acordes com sétima e acredito que enquanto você lia esse artigo já identificou alguns acordes, ou que já viu em alguma cifra.
Agora chegou a sua vez de formar estes acordes nas outras tonalidades e começar a tocar eles nas músicas que gosta.
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Um abraço e até a próxima,
Raquel Xavier