Aprenda as notas de teclado e piano e nunca mais esqueça

Fala tecladista! Hoje vamos falar sobre um assunto muito procurado por iniciantes no piano: as famosas notas de teclado, ou notas do teclado, como preferir. É uma das aulas que ensino no meu curso.

Muitas pessoas que seguem o Aprenda Piano são fascinadas por esse instrumento. E mesmo que elas tenham acesso a escolas de música em suas cidades, muitos procuram aprender teclado de forma online.

É o caso desse artigo sobre as notas do teclado. Nele quero apresentar as teclas e notas de teclado para que você aprenda de uma vez por todas e nunca mais esqueça.

Aliás, essa é uma característica marcante dos nossos conteúdos e cursos: passar a matéria de uma forma que o aluno nunca mais esqueça.

Bem, mas vamos em frente estudar as teclas e notas do instrumento.

Teclas brancas e pretas

Se você já olhou para o piano ou teclado alguma vez (é provável que sim) percebeu que existem dois tipos de teclas. Algumas são mais largas e outras mais finas.

As teclas mais largas são as teclas brancas do teclado. As teclas finas são as teclas pretas. Dê uma olhada no desenho abaixo:

É bem fácil de identificar as diferentes teclas, não é mesmo?

Se você perceber bem verá que as teclas pretas ficam se repetindo ao longo do teclado. Primeiro vêm 2 teclas pretas, depois vêm 3 teclas pretas e assim sucessivamente.

Conseguir enxergar esse padrão é fundamental para você identificar as notas no teclado, como veremos mais a frente.

Dê uma olhada nessa imagem, que isso irá ficar mais claro para você:

Agora sim!

Uma vez que você consiga identificar esse padrão (2 teclas pretas e 3 teclas pretas) se repetindo, vai ficar muito fácil identificar as notas musicais no teclado.

Antes disso, você precisa conhecer as notas musicais.

As notas musicais

Em nosso sistema musical ocidental, temos 12 tipos de sons diferentes, ou seja, temos 12 notas diferentes.

Se você pensou que ao todo eram 7 notas, estava enganado (ou enganada) 🙂

Ao todo são 12, e são essas 12 notas que você precisa conhecer para depois identificar essas notas no teclado.

Agora vamos conhecer as primeiras 7 que todo mundo aprende, que são as notas naturais. São elas:

dó ré mi fá sol lá si

Agora vamos conhecer as notas acidentadas. Essas notas carregam consigo um sinal, um jogo da velha (#) ou a letra b (b), para indicar que não se tratam de notas naturais, e sim sustenidos (#) ou bemóis (b).

Temos 5 notas acidentadas, com 10 representações (5 bemóis e 5 sustenidos). As 5 sustenidas são:

dó# ré# fá# sol# lá#

Aqui estão os 5 bemóis:

réb mib solb láb sib

Na verdade essas notas produzem o mesmo som, porém, podem ser escritas de duas formas. Veja abaixo:

dó# = réb
ré# = mib
fá# = solb
sol# = láb
lá# = sib

IMPORTANTE: se eu fosse você memorizaria apenas as notas sustenidas por ora e mais à frente você vai se acostumando com as 2 representações.

A sequência das notas no teclado

Agora que já conhecemos as 7 notas naturais e 5 notas acidentadas é hora de colocarmos todas elas em sequência.

Essa é a sequência de notas que você encontrará em qualquer teclado ou piano. Portanto, se você decorar essa sequência, bastará depois identificá-las no instrumento, o que não será difícil.

A sequência de notas é:

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si – Dó

Lembrando que só estou usando os sustenidos para não confundir você agora. Essa sequência é tudo o que você precisa saber por enquanto.

As notas musicais no teclado

Se você chegou até aqui procurando por notas de teclado ou notas de piano é agora que vou revelar isso para você. Prepare-se.

Vamos começar pelas notas naturais, ou melhor, pela nota (dó) e a partir dela tudo ficará mais fácil.

Para identificar a nota (dó) no teclado é bem simples. Lembra no início que falei que as notas pretas se repetiam em jogos de 2 teclas e 3 teclas?

O que você vai precisar fazer agora é identificar um jogo de 2 teclas pretas bem no meio do seu teclado. Depois de fazer isso é só identificar a nota dó que vem imediatamente antes (à esquerda) dessas 2 teclas pretas.

Dê uma olhada na figura abaixo:

E isso se repete em toda a extensão do teclado:

Essa é a primeira nota de teclado a se aprender. Uma vez que você identificou o dó, fica muito fácil encontrar as outras notas naturais porque é só ir em sequência nas teclas brancas.

Talvez tenha caído a ficha em algumas pessoas agora: as teclas brancas são as notas naturais (dó – ré – mi – fá – sol – lá – si) e as teclas pretas são as notas acidentadas (do# – ré# – fá# – sol# – lá#).

Sabendo disso, podemos partir do dó e encontrar todas as notas naturais:

DICA: tente memorizar o formato das teclas do teclado para associar as notas, porque as notas ficam se repetindo no teclado todo (o formato da tecla será sempre o mesmo).

As notas acidentadas

Uma vez que você consiga identificar as 7 notas naturais no teclado é hora de identificar as notas acidentadas (sim, as 5 teclas pretas).

Lembra no início, quando informei a sequência com todas as 12 notas da nossa música ocidental?

Se não lembra vou refrescar sua memória:

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si – Dó

Se você decorar essa sequência conseguirá facilmente identificar as notas de teclado, porque todas as notas e teclas estão em sequência. Isso quer dizer que logo depois do , meio-tom acima, encontraremos o dó#. Depois do ré, teremos o ré#, e assim por diante.

Veja na figura:

Agora não tem mais segredo. É só identificar todas as notas de teclado em sequência:

Notas de teclado: Conclusão

Caso você tenha chegado nesse artigo procurando por “notas de teclado para iniciantes“, creio que esse artigo respondeu a sua dúvida.

Para quem está iniciando do zero mesmo, pode ser um pequeno desafio a ser vencido. Se é o seu caso, não desista. Em poucas horas ou dias você consegue se habituar a identificar as notas de teclado rapidamente. É só questão de tempo e o mínimo de esforço. 😉

Então, espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se gostou, deixe um comentáriose tiver dúvidas, também. 😉

Forte abraço,
Ramon Tessmann

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo