O que não pode faltar em um teclado?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp


Fala, Tecladista! Hoje você vai descobrir o que não pode faltar em um teclado. O que você acha que é?
Está pensando em comprar um teclado? Trocar seu teclado por um mais novo? Pode fazer isso, sem problemas, mas veja o que não pode faltar em um teclado!
Assim como um computador ou um carro, um piano e um teclado também precisam de alguns itens essenciais.
Esses elementos fundamentais são de certa forma o mínimo de qualidade que um piano ou um teclado deve ter, para que lhe ajude a desenvolver sua musicalidade.
O instrumento pode ter um milhão de funções extras e efeitos, se ele não atender esses itens básicos, ele não vale a pena para você.

Já descobriu o que não pode faltar em um teclado? 😉

Vou dar uma dica para você, são dois itens, e não são acessórios extras e nem algo muito técnico, são apenas itens que considero como básicos para um tecladista.

  • Pedal de Sustain
  • Teclas Sensitivas

Não pode faltar em um teclado: Pedal de Sustain

O pedal sustain, pode ser conhecido também como pedal de sustentação, ou ainda como damper, em teclados com mais de um pedal, saiba que ele é o pedal da direita.
Geralmente quando o assunto for pedal, você pode ter certeza que estão falando do pedal de sustain, mesmo sem o identificar, isso acontece em função desse pedal ser o tradicional, o mais usado.
Agora que você já sabe o que é, veja o que faz um pedal de sustain.
O pedal de sustain, como o próprio nome já diz, é o responsável por sustentar as notas, quando esse pedal é pressionado, os abafadores do piano são afastados, assim as cordas conseguem soar livremente, prolongando a duração do som, até que se solte o pedal.
Em um teclado digital o pedal de sustain tem a mesma função, porém, por não conter cordas em um teclado digital, ele não move nenhum abafador, apenas emite um sinal para que as notas sejam sustentadas.

Não pode faltar em um teclado: Teclas Sensitivas

Ter um teclado com teclas sensitivas, é fundamental para o desenvolvimento da musicalidade.
Um teclado sensitível, é um teclado sensível, que apresenta sensibilidade.
Com essa capacidade de identificar as impressões, através da sensibilidade, a força feita no toque de uma tecla, será responsável pelo volume do som emitido.
Ou seja, conforme pressão exercida na tecla, teremos um som com volume menor ou maior,  e isso acontece em função da dinâmicas das teclas, não havendo precisando de mexer no volume do instrumento.

Para finalizar

Então, esses são os itens que não podem faltar um teclado, pedal de sustain e teclas sentivas.
Agora é a hora de você tirar o máximo desses dois itens, para te ajudar a desenvolver sua musicalidade veja a essa aula gratuita 100% online e não perca a oportunidade de aprender com o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias.
Para continuar lendo conteúdos como esse, se inscreva em nosso Canal do Youtube e assine nossa lista de e-mails, assim você vai ver tudo que o Aprenda Piano tem para oferecer sempre em primeira mão.
Até mais, forte abraço!
Ramon Tessmann

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do vídeo? Deixe seu comentário abaixo

Participe da

Semana do Teclado

O passo a passo para a realização do
seu sonho de tocar teclado em 30 dias