O que é música?


O que é música? Nesse artigo vamos apresentar algumas definições para quem busca saber mais sobre a música. Entre outras coisas, vamos discutir as seguintes questões:

  • O que é música?
  • Definições mais aceitas
  • Origem do termo música
  • A polêmica entre as definições
  • Os três elementos da música

Discussões sobre o que é música

Antes de prosseguirmos quero deixar claro que pode não haver consenso entre os diversos autores e estudiosos sobre alguma suposta definição aceita por todos. Por quê?
As questões abaixo respondem essa dúvida:

  • Uma certa combinação de sons pode ser música para uns e para outros não?
  • O quão organizados precisam ser os sons para a combinação ser considerada música?
  • Até que ponto uma criação é música ou simplesmente barulho?

Não vamos entrar em discussões detalhadas hoje. O que vamos trazer aqui é o que há de mais aceito e comum sobre o significado da palavra música.
Dito isso, chegou a hora de sabermos o que é música.

O que é música


Há muitos anos atrás, quando eu me propus a estudar música, me lembro de ter lido em algum lugar:

“Música é a combinação de sons de forma que agrade o ouvido”

Eu nunca mais esqueci dessa frase. De fato, se você for a qualquer dicionário encontrará explicações semelhantes a essa:

Música é a mistura de sons, é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira que fique agradável ao ouvido.

Bem, é exatamente nessa definição que reside a polêmica. Uma determinada combinação de sons pode não ser agradável para uns e ser agradável para outros. Então, seria música para alguns e para outros não.
Uma outra definição traz a música como a criação e transmissão de sons que sejam harmoniosos, bem combinados. Isso diferenciaria um barulho qualquer de música, pois música estaria mais relacionada à criação, inteligência, lógica.
De fato, alguns defendem que até um tempo atrás (século passado) as pessoas tentavam diferenciar barulho de música com mais esforço e atenção.
Atualmente, isso não é tão comum, de forma que muita coisa que hoje é considerada música, não seria a dois séculos atrás, por exemplo. Mas isso é assunto para outros artigos.

Origem da palavra música

Defende-se que o termo música veio do grego mousiké, que quer dizer, “relacionado às musas” ou “arte das musas”.
Para os gregos, música era muito mais do que nós definimos hoje. Se para nós música é a “combinação de sons…”, para os gregos abrangia dança, poesia, teatro, entre outros.
Quem defende essa ideia é o autor Deonísio da Silva, no livro De Onde Vêm as Palavras. Segundo Deonísio, os primeiros músicos não só cantavam e tocavam, mas também dançavam, por exemplo.
Outra palavra grega relacionada à música é mousikós. Esse termo estava mais ligado a qualquer forma de manifestação artística.
Como você já deve imaginar, com o tempo o termo música foi se limitando mais e mais à pura combinação de sons, ou melhor, combinação de sons e silêncios de forma coerente e inteligente.

Cultura e arte

Eu gosto de pensar sobre a música como sendo uma linguagem, um idioma como o inglês, alemão ou português.
Com a música nós conseguimos “pôr para fora” sentimentos que talvez não conseguíssemos de outra forma. É incrível ver as grandes mudanças que a música sofreu ao longo do tempo.
Várias dessas mudanças foram frutos da expressão de sentimentos e pensamentos de diversos povos, foram manifestações culturais de cada época, gerando essa fascinante riqueza de estilos e gêneros musicais.

Elementos da música

Há três elementos básicos que compõem a música:

Por ora, não vamos nos aprofundar nesses termos porque vamos abordá-los em outros artigos aqui do Aprenda Piano.
Aprenda mais acessando nossos cursos completos e materiais educativos.
Bons estudos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo