Transformando Vidas: Música e Inclusão Social

Transformando Vidas: Música e Inclusão Social
Fala tecladista! Tudo certo? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano e hoje vamos falar sobre um assunto bem sério e que envolve diretamente música e inclusão social.
Buscando oferecer oportunidades iguais a todos, projetos sociais que apresentam a música como base, estão transformando vidas diariamente.
Assim aos poucos ela vem se tornando um instrumento na luta diária contra a desigualdade.
Em muitas ocasiões a música é a única opção que está ao alcance da criança ou do jovem necessitado, então a relação pode até mesmo começar como uma obrigação.
Mas com o decorrer do tempo e a vivência no meio do mundo musical, o jogo começa a virar, e antes quem se colocava contra ela, hoje a apoia e reconhece.
Então não só no Brasil, mas no Mundo, as oficinas de música acabaram se tornando verdadeiros berços de músicos.
Tanto que diariamente acompanhamos histórias de jovens que mudaram de vida após encontrarem na música o caminho certo a seguir.

Música

Como arte ela é capaz de muitas proezas, uma delas é educar.
Sim, educar, pois para ser um músico de verdade é preciso ter respeito para com a música.
Ver a música como uma forma de educação é entender que existe muita coisa por trás daquele som que você ouve em seu fone de ouvido.
E em alguns casos, esse por trás, pode ser a voz de alguém que foi criado por ela.

Inclusão Social

Até agora mostrei para você a importância da música para inclusão social, vencendo a desigualdade, para exemplificar isso fiz referência a projetos sociais, porém existem outras formas de se fazer inclusão social através dela.
Quando se fala em inclusão social logo se associa a desigualdade social, e consequentemente todos os problemas a ela relacionados.
Mas também é importante perceber que a desigualdade não se limite apenas a social, assim música e inclusão social podem estar juntas além de projetos sociais.
A música é capaz de gerar inclusão social para quem se sente afastado em função de problemas físicos, psicológicos, em função de suas dificuldades em aprender, até mesmo em função de sua cor.
Como ela pode fazer isso sem ser com um projeto social? Simples, aproximando os que tem interesse semelhante, algo em comum.

Concluindo: Música e Inclusão Social

Assim como na vida, na música você também não vai a lugar nenhum sozinho.
Afinal por mais particular que possa ser o seu momento com a música, saiba que ela sempre irá agregar e não o contrário.
Um exemplo é quando você toca para seus amigos ou familiares, por mais que seja só você e seu instrumento, por mais que você esqueça de todo o resto e se prenda aquela atividade, aquele momento, observe a quantidade de pessoas que você reúne, a quantidade de pessoas que interagem em função de você, de você através da música, esse instrumento de inclusão.
Então sim, música e inclusão social caminham juntas, e de forma ampla transformam muitas vidas, seja através de projetos sociais, seja através de cursos online, como é o caso do Método M30, que introduz você no mundo da música.
Se interessou e está afim de provar do poder de inclusão da música, clique aqui!
Até mais e um forte abraço!
Heitor Carvalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo