O que é um metrônomo e porque usá-lo

O que é um metrônomo e porque usá-lo
Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Hoje vamos falar sobre o metrônomo, um dos companheiros inseparáveis do pianista.
Com o passar do tempo é bem capaz que o metrônomo vá ficando um pouco de lado por músicos que aprendem não para serem profissionais, mas é sempre bom estudar sobre ele pois um dia pode ser necessário usa-lo.
Por ser considerado um companheiro inseparável do pianista, você já deve ter percebido que o metrônomo tem um papel importante para quem quer tocar piano.
Então se você quer aprender a tocar ou se desenvolver ainda mais musicalmente, é importante entender sobre esse acessório.
Então vamos lá, vamos começar a desvendar o metrônomo, mas antes de definir o que é o metrônomo é preciso saber para o que ele é útil.

POR QUE USAR UM METRÔNOMO?

Imagine uma música que você gosta, ela tem diversas notas e cada nota é tocada por um tempo, sim, cada nota tem uma duração definida dentro da música, agora pense essas notas sendo tocadas pelo mesmo tempo, sem distinção.
É, não tem jeito, ela mudaria e bastante da sua forma original, e essa mudanças na batida de uma música é que faz com que existam diversas versões de uma mesma música.
Eu sei que pode parecer complexo, mas é fascinante entender como acelerar e desacelerar uma música, são esses pequenos detalhes que valorizam muitas obras, muitas apresentações.

O QUE É UM METRÔNOMO?


Poderíamos definir o metrônomo como um aparelho responsável por marcar o tempo dentro de um compasso, onde cada oscilação representa um tempo do compasso, assim a cada oscilação uma nota é tocada ou uma pausa é feita até a próxima batida.
Porém para quem está iniciando e não conhece um metrônomo isso não explica muita coisa, pelo contrário, complica, pois já vem o questionamento sobre compasso.
Mas calma, tudo bem, vamos facilitar para você e explicar o que é e como funciona um metrônomo na prática.
Pense no metrônomo como um relógio musical, podendo ser analógico ou digital, sendo possível usar até mesmo em seu celular, como um aplicativo.
Assim como o relógio é responsável por marcar o tempo e orientar quanto a ele, musicalmente o metrônomo desenvolve o mesmo papel.
Um metrônomo marca o tempo dentro de um compasso, e um compasso nada mais é do que a forma de dividir grupos de sons dentro de uma composição.
Ou seja, o metrônomo é responsável por marcar a duração de cada som dentro de uma música.

MAS COMO É UM METRÔNOMO NA PRÁTICA?

Sabe aquela batida de pé que você dá no ritmo da música, ou pelo menos tenta seguir o ritmo, esse é o trabalho do metrônomo, seguir o ritmo, mas ele segue com extrema perfeição e sincronia.
Uma música de aproximadamente uns 3 minutos, pode ter mais de 300 batidas, e é o metrônomo que vai orientar o pianista para não se perder durante o toque da música.
Lembra do compasso que é um grupo de sons dentro de uma composição, então, geralmente esse grupo conta com 4 sons, isso seriam 4 batidas.
Mas assim como uma composição pode contar com 4 batidas, ela também pode contar com 3 batidas, 2 batidas ou apenas uma, isso quer dizer que a duração das batidas serão diferentes e sendo diferentes, novamente o metrônomo é essencial para orientar quanto a duração de cada batida, som emitido.

VANTAGENS DO USO DO METRÔNOMO

Saber o tempo de uma música em seu todo é fundamental, para se ter noção disso, no sistema de partituras, a velocidade da musical geralmente já é descrita no início da música, assim é possível tocar qualquer música sem ao menos a ter escutado, mas é claro que é preciso saber fazer tudo que a música pedir.
Isso acontece porque cada música traz consigo um tempo determinado para cada ação. Esse tempo é escolhido pelo compositor da obra e se for seguido pontualmente, tocando as notas e realizando as pausas conforme sugerido, pronto, a música tocada com o uso do metrônomo ficará igual a original.
Com esse controle do tempo, uma banda que não costuma tocar junto, ou está há algum tempo parada, consegue se apresentar alinhadamente, e isso acontece graças a esse orientador, que dá o auxílio necessário.

PARA FINALIZAR

Espero que você tenha conseguido entender sobre o metrônomo, o que é e para o que serve.
Ao longo de seus estudos e leituras sobre piano, você vai conseguir se desenvolver cada vez mais, e assim se aprofundar no entendimento desse importante acessório musical.
E para conseguir estudar através de um método eficiente para você, eu sugiro que assista nossa aula online e gratuita do M30, sim o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias, do Aprenda Piano, desenvolvido por Ramon Tessmann.
Aproveite essa oportunidade e comece agora mesmo a realizar o seu sonho de aprender a tocar piano.
Receba conteúdos como o desse artigo assinando nossa lista de e-mails, assim você fica por dentro de todas novidades do Aprenda Piano.
Por enquanto é isso, forte abraço.
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo