As mais conhecidas marcas de piano


Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
No mundo dos instrumentos musicais temos muitas marcas, oferecendo os mais diversos produtos, pelos mais diversos preços. Quando o assunto é piano, a história também se repete, são inúmeras marcas de pianos, com diversos modelos, que apresentam preços para todos os gostos e bolsos.
Em uma lista rápida feita de cabeça lá se vão mais de 30 marcas de piano, marcas do mundo todo.
Só no Brasil, nessa brincadeira de pensar nas marcas, umas 5 marcas foram lembradas.
De todas essas marcas, apenas algumas estão diariamente na mídia por serem sinônimo de qualidade em piano.
As demais seguem no mercado muito em função de iniciantes que começam investindo pouco nos materiais, até se sentirem qualificados o suficiente para investir em marcas renomadas do cenário musical do piano.
Entre as marcas de piano renomadas, a maioria é fabricada na Europa, onde também se tem muitos pianistas, em uma relação de uso e consumo.
Com essa informação já conseguimos ter uma noção do porquê de o valor de certos pianos no Brasil serem tão caros, tudo em função dos impostos cobrados em cima do produto para entrar no Brasil.
Mas ainda assim é possível ter acesso a bons pianos no Brasil, mesmo que não pertençam as marcas de piano tops de linha do mercado, são pianos de qualidade, e que atenderão as suas exigências, ou ainda, que pertençam as marcas de piano tops de linha, porém sejam usados.
Conheça um pouco da história de criação das principais marcas de piano.

MARCAS DE PIANO PELO MUNDO

Steinway & Sons (EUA)

O criador da empresa é um imigrante alemão, mas ela é americana, sendo fundada em 1853, em Manhattan por Heinrich Engelhard Steinweg, um mestre marceneiro.
Atualmente a estrutura da empresa é algo grandioso, atendendo grande parte dos pianistas profissionais, e a empresa não para de se desenvolver, sempre procurando inovar através de muita pesquisa.

Bosendorfer (Alemanha)

Uma empresa de origem Austríaca, fundada por Ignaz Bosendorfer, na cidade de Viena, em 1828. São mais de 185 anos dedicando seus esforços a tirar o máximo de um piano. Por esse trabalho de qualidade, é que a Bosendorfer também é uma das escolhidas por pianistas e músicos profissionais para apresentações.

Julius Blüthner (Alemanha)

Uma empresa que já foi destruída e recomeçou do zero até o sucesso, assim seria um breve resumo da fábrica de pianos Blüthner. A empresa foi fundada em 1853 na Alemanha, por Julius Blüthner, e teve sua destruição em 1943 em função de um ataque aéreo, porém com a ajuda das forças ocupantes no local, foi possível reconstruir a empresa. Saindo da mão da família, passando pelo governo e voltando as mãos da família para não sair mais, a Blüthner segue com seu trabalho de qualidade, como sempre foi tradição da marca.

Fazioli (Itália)

Fábrica fundada pelo pianista e engenheiro Paoli Fazioli. A Fazioli trabalha em cima da fabricação de pianos desde 1981 e se tornou referência dentro do mundo do piano, sendo a preferência de muitos pianistas em apresentações.

Yamaha (Japão)

Distante da Europa, mas com muita força no mercado, temos a empresa Yamaha, com 129 anos de existência, fundada em 1887 por Torakusu Yamaha. Atualmente a Yamaha é detentora de muitos projetos, tendo participações consideráveis em outras indústrias de piano, como é o caso da Bosendorfer. De todos os projetos tocados pelo grupo Yamaha o seu destaque no mundo da música vem a ser o piano, já em outras áreas temos diversos produtos da marca sendo considerados tops de linha.

MARCAS DE PIANO BRASILEIRAS

Dentro do mercados brasileiro temos como destaque entre as marcas de piano, a marca Fritz Dobbert.
Um empresa brasileira administrada pela segunda geração da família que deu início a produção, situada em Osasco, interior de São Paulo.
Além de marcas como Essenfelder, Zimmermann e Shwartzmann que a alguns anos fazem parte do mercado brasileiro.

SOBRE AS MARCAS DE PIANO

Então, como podemos ver, temos uma diversidade de marcas de piano, onde cada marca oferece uma ótima gama de produtos, com características e benefícios específicos.
Por enquanto falamos apenas sobre a história das marcas de piano, agora que já temos essa noção, podemos falar futuramente sobre cada marca em si, indo mais a fundo no que cada uma se destaca.
Afinal, o mercado do piano é um mercado com uma grande demanda e que sempre vem evoluindo para atender a necessidade de seu público.
Caso você tenha gostado desse material, que é o que eu espero… 🙂 Você pode fazer parte da nossa lista de e-mails e ficar por dentro das novidades do Aprenda Piano.
Até a próxima, forte abraço!
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.