Para que servem as linhas suplementares?

Para que servem as linhas suplementares?
Fala tecladista! Aqui é a Raquel Xavier do Aprenda Piano e hoje vamos descobrir qual a real utilidade das linhas suplementares.
As linhas suplementares tem grande IMPORTÂNCIA importância na escrita musical.
Podemos dizer que, se não existissem as linhas suplementares a escrita musical seria TOTALMENTE diferente e possivelmente mais complicada também! 😉
As linhas suplementares tiram a limitação da escrita das notas em apenas 5 linhas.
Bom, sem mais, vamos ao que interessa!

RECONHECENDO AS LINHAS SUPLEMENTARES

De primeiro momento é preciso saber e reconhecer as linhas normais da pauta.
Na pauta teremos 5 linhas e 4 espaços.
É importante pensar nos espaços também, não apenas nas linhas, porque vamos usar os espaços para escrever as notas.

Observe que estamos contado os espaços apenas dentro das 5 linhas, podemos pensar também nos espaços fora das linhas.
Por exemplo, o espaço antes da primeira linha e o espaço depois da quinta linha, totalizando 6 espaços que podem ser usados para escrever as notas.
As linhas suplementares estarão fora das cinco linhas, são realmente linhas para complementar o restante da pauta.
Estas linhas são escritas apenas no tamanho necessário, assim, por exemplo:
 

Então para reconhecer uma linha suplementar é só observar se ela está fora das 5 linhas da pauta.

NOTAS NAS LINHAS SUPLEMENTARES

Vou colocar aqui pra você as notas que estarão nas primeiras linhas suplementares.

Lembrando que sempre caminhamos em linha/espaço na partitura.
Se tem uma nota na linha a próxima nota vai estar no espaço, depois do espaço vem a nota na linha novamente e assim por diante, sempre seguindo a regra de linha e espaço.
Veja no teclado as notas do exemplo anterior:
LáSiDoRéSolLáSiDó
Agora acrescentando as notas da pauta também! Veja como ficam todas juntas:

OS TIPOS DE LINHA SUPLEMENTAR

Temos dois tipo de linha suplementar, a inferior e a superior. É bem simples!
As linhas suplementares inferior serão escritas abaixo da primeira linha.
Veja como é na pauta:

Já as linhas suplementares superior serão escritas acima da quinta linha da pauta.
Assim:

Perceba que o tamanho da linha suplementar é apenas para conseguir escrever a nota nela, assim não é necessário escrever ela desde o começo da pauta ou no compasso inteiro.
Tudo que é demais faz mal, concorda? Pelo menos nas linhas suplementares esse pensamento se aplica.
Afinal, muitas linhas suplementares na partitura não dá certo, porque a partitura fica suja, ou seja, mais difícil de ler.
Para auxiliar na diminuição do número de linhas suplementares temos as claves, que são de diferentes alturas, umas mais graves e outras mais agudas.
A troca de claves acontece apenas quando mais de 80% da música é escrita em linhas suplementares.
Quando é uma ou outra nota na linha suplementar, não tem necessidade de realizar a troca de clave.
Então ao invés de escrever inúmeras linhas suplementares na partitura, você pode escrever as mesmas notas em uma clave que não precise de linha suplementar.
Vamos entender melhor sobre esta escrita de claves! 😉

MENOS É MAIS

Menos é mais se aplica quando temos a escrita de uma música com muitas linhas suplementares pela pauta, como falamos, mais de 80% da partitura.
Fique atento às imagens que vou te mostrar para que consiga entender bem o assunto que vamos tratar aqui. Vamos a pauta!
Colocando uma clave de sol no início e uma nota na segunda linha, nós teremos a nota Sol, mais especificamente o Sol3.
Se você tem um teclado de cinco oitavas ele será o terceiro sol do seu teclado, ou o sol do que está bem no meio do teclado.
Observe a partitura e o teclado:

Sol
Agora no espaço antes da primeira linha temos a nota Ré.

Já para escrever a nota Dó é preciso colocar uma linha suplementar e escrever Dó nela. Assim:

Antes da nota Dó temos a nota Si. Seguindo assim teremos a nota Lá antes do Si, a nota Sol antes do Lá, a nota Fá antes do Sol, a nota Mi antes do Fá, e assim vai.
Olhe estas notas na pauta:

Esta nota Dó é o Dó3, se seu teclado é de cinco oitavas ele está bem no meio.
Estamos indo para baixo, ou seja para a região grave do teclado, então o Si será o Si2, o Lá também e assim até o Mi.
O número junto a nota mostra de qual oitava ele pertence, por exemplo, o Sol2. É o Sol que pertence a segunda oitava.
Agora, pense comigo, se na música existe uma clave que abrange estas notas mais graves, porque usar linhas suplementares se podemos escrever elas em outra clave.
A clave é a clave de Fá.
Agora vou transcrever as notas que escrevemos na clave de Sol, para a clave de Fá.
Uma observação, são as mesmas notas, na mesma oitava apenas escritas de outra maneira, neste caso, mais fácil de entender e ler.

Compare a escrita na Clave de Fá com a escrita na Clave de Sol.

FINALIZANDO

As linhas suplementares fazem total diferença para o alcance de notas além da partitura. É um recurso mais do que presente na escrita musical.
Se você quer entender mais sobre partitura clique aqui e veja mais artigos falando sobre.
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Abraço e até a próxima!
Raquel Xavier

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