O que é introdução?

O que é introdução?
Sempre que você for dar início a algo, seja uma conversa, um livro ou até mesmo uma música, você inicia pela introdução.
A introdução é uma forma muito importante na hora de compor pois ela que dá a “cara” para a música.
No momento da introdução, se algo estiver fora do eixo, a música pode sofrer grande perda de qualidade, por isso existe esse foco na introdução.

Significado

Na música, introdução é uma passagem ou seção que abre um movimento ou uma composição musical separada. A introdução estabelece o material melódico, harmônico e/ou rítmico relacionado com o corpo principal de um movimento.

Fragmento extraído do Wikipedia.
Em outras palavras, a introdução se refere a parte que inicia a música, trazendo as suas características em relação aos acordes, ao campo harmônico, a parte de ritmo utilizado, entre outros quesitos.

Características

A introdução tende a ser a parte da música que mais marca na mente das pessoas.
Você pode reparar isso quando estiver em um shopping ou em alguma loja em que começa a tocar alguma música.
Muitas vezes pela introdução, por um solo de piano ou guitarra, você sabe o nome da música e o autor. Os mais fanáticos ainda, sabem o nome do álbum e até mesmo o ano em que foi lançado, tudo por uma simples e importante introdução.
A introdução, em um livro por exemplo, consegue resumir em algumas páginas, tudo que o livro vai relatar porém sem nenhum detalhe, na música acontece da mesma forma!
Você pode ouvir, em uma música no campo harmônico de G (sol), os acordes G e C como introdução.
Porém no desenrolar da música vai ter um Am ou um Bm, pode ter também alguma variação como um acorde diminuto ou até mesmo um alterado e por aí vai.
Esse início da música chamado de introdução, traz a características da música, mas sem seus detalhes, assim como num livro ou em uma redação de escola, por exemplo.
Com certeza você se lembra da época da escola em que se fazia textos e na introdução deveria constar algumas respostas como: Onde? Por quê? Quem? Como?…
Entenda a música como o seu texto e a introdução como uma forma de apresentar alguns pontos fundamentais sem entrar muito em detalhes e especificidades.

Exemplo

Agora um exemplo prático!
A música Imagine de John Lennon possui uma introdução no piano bem característica e sempre que alguém ouve o início da música, já sabe o vem pela frente.

Concluindo

A introdução é isso, algo fascinante, que tem o poder de dizer “muito”, mostrando pouco.
Caso você queira evoluir musicalmente, recomendo que você visite nossa página de cursos online e materiais educativos.
Bons estudos e até logo! 😉

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo