A arte de saber improvisar no piano


Fala tecladista! Tudo bem? Aqui é o Augusto Canarin, do Aprenda Piano, para mais um artigo.
Hoje vamos falar sobre a improvisação, mas a improvisação de uma forma como você nunca viu.
Improvisar, no dicionário, significa simplesmente “fazer na hora”. Se tratando de música, pode-se chamar de composição, arranjo, riff, solo entre muitos outros nomes.
Inventar na hora que está tocando uma música ou produzir um som ou uma melodia em imediato não é tarefa simples. Porém nós estamos aqui para fazer com que você entenda e desenvolva técnicas para isso.
Existem hoje, músicos que são ótimos em interpretar músicas exatamente como elas são e músicos que conseguem brincar e inventar uma harmonia diferente para complementar a música.
A arte de improvisar requer muito estudo e também muita criatividade, porém isso é algo que é possível ser treinado.

Os efeitos da improvisação

Vamos imaginar agora uma forma de improvisação muito simples.
Imagine que você está assistindo uma peça de teatro, a qual você já viu várias vezes. E de repente, um dos atores esquece a sua fala e improvisa com alguma piada ou de uma forma muito descontraída.
Isso vai causar em você uma sensação completamente diferente das quais você já havia sentido, quando viu a peça anteriormente.
Com a música acontece exatamente isso, só que de uma forma ainda mais impactante por se tratar da arte mais popular do mundo.
Pense em você indo no show da sua banda ou grupo favorito, onde você conhece todas as músicas da forma como foram gravadas em estúdio. Chegando no show, os músicos improvisam solos e melodias que você nunca ouviu, causando sensações incríveis e diferentes em você.
Esse é o brilho da improvisação! Causar novas experiências em cima de algo que já existe.

Vantagens em saber improvisar

Um músico que sabe improvisar, mostra que tem criatividade e desenvoltura no palco. Mostra que ele tem conhecimento e um bom ouvido para criar melodias novas.
Consegue pensar rápido e usa todos seus estudos e conhecimentos para criar, compor e arranjar. Se sai muito bem em ocasiões inesperadas e momentos não planejados.
Coloca sua própria “cara” na música, seu estilo, mostrando a sua classe e conhecimento sobre a arte que está fazendo.
Mas vamos ao que interessa! 😉

Como improvisar

É muito importante você saber que existem várias formas para improvisar. Existem maneiras mais complexas e outras mais simples, e tudo isso vai de acordo com o seu conhecimento musical.
Para executar uma improvisação básica é necessário, pelo menos, conhecer as escalas maiores e ter uma noção de campo harmônico.
Agora, tudo vai depender muito também do estilo de música que você está tocando e da tonalidade dela.
Existem vários estilos musicais como o blues, o jazz, o hip hop, o samba, e outros milhares de ritmos. Para cada qual, você deve saber suas escalas específicas e improvisar em cima delas.
Improvisar, exige muita sensibilidade para executar a nota certa na hora certa.
Não tenha medo de improvisar um arranjo em alguma música. Comece aos poucos, e com isso você irá desenvolvendo suas próprias técnicas e descobrindo seu estilo na música.
Um tecladista, além de ter o conhecimento, precisa de mãos ágeis e de um excelente ouvido para diferente ritmos e compassos.
Você precisa se sentir seguro para improvisar. Seguro no sentido, de saber o que você está fazendo e ter as ferramentas (conhecimento) para isso.
Por exemplo, se você estiver executando uma canção em Sol maior (G), saiba qual a sua escala e seu campo harmônico, sua escala relativa, escala pentatônica, inclua nonas e sétimas para dar um brilho e por aí vai.
Tudo isso requer tempo e estudo, portanto não desanime. Continue firme estudando e descobrindo sobre o Mundo da música. Quando você nem se der conta, estará improvisando automaticamente nas suas músicas.

Para finalizar

Como você leu, a arte de improvisar exige estudo e compromisso com a música e com as teclas. Comece pelo fundamentos iniciais para dar sustentação a sua música e aos seus estudos.
Assine nosso Canal no Youtube e nossa lista de e-mails para receber tudo em primeira mão.
Qualquer dúvida entre em contato com nosso suporte. Estamos sempre prontos para te ajudar!
Forte abraço!
Augusto Canarin

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo