Compra de piano e teclado – Guia completo

GUIA COMPLETO DE COMPRA DE PIANO E TECLADO
Fala tecladista! Tudo certo? Hoje resolvi fazer um levantamento sobre  os questionamentos básicos a respeito de piano e teclado, e aqui você vai encontrar todas essas respostas.
Aqui vou comparar e mostrar as diferenças entre “Piano x Teclado“, “Acústico x Digital“, “Marcas e Modelos“, “Vale a pena piano e teclado usados?” e “Onde comprar?“.
Esses são os principais questionamentos que recebemos, seja através de comentários nos artigos, em nossas postagens no Facebook, ou em vídeos do YouTube, uma hora ou outra, essas dúvidas surgem.
Para cada duvida temos  artigos mais completos que explicam mais a fundo cada tema, porém aqui vamos concentrar todas as perguntas e todas as respostas, para assim facilitar seu entendimento. 😉
Então vamos começar!

Piano x Teclado

Essa com certeza é uma das dúvidas mais frequentes.
A pergunta entre qual instrumento é melhor, ou qual se deve escolher, entre piano e teclado.
Primeiramente é importante saber que sim, são instrumentos diferentes, porém muito semelhantes.

Piano

Esse tipo de instrumento é aquele em que o som é orgânico, reproduzido pela ação de martelos batendo nas cordas internas no piano emitindo o som, ou seja, não é criado artificialmente por computadores.
A não ser no caso de pianos digitais, que é um instrumento que imita os pianos clássicos reproduzindo com perfeição seus sons e timbres.

Teclado

Além de reproduzirem os sons emitidos pelo piano, possuem ritmos e sons (timbres) variados.
Se comparado com o piano a grosso modo, sua maior diferença seria em questão de valor e de tamanho, onde o teclado é muito menor em ambos os quesitos.
Contam com uma memória que armazena vários estilos musicais como: jazz, blues, pop, rock, hip hop, samba, entre muitos outros.
Por conta de suas inúmeras funções, existem tipos de teclados, como o workstation, sintetizador e controlador, além do arranjador, que seria o qual estamos explicando, o mais tradicional.
Artigo recomendado para completar o assunto discutido:
– Veja a diferença dos instrumentos de teclas

Acústico x Digital

Digital x acústico - piano e teclado
Sabemos que não é possível comparar o piano acústico com o digital, porém para quem está na duvida entre qual decidir, observar as vantagens de cada um é fundamental.
Logo, não é uma disputa entre qual é o melhor, acústico ou digital, mas sim qual é capaz de atender o maior número de exigências por parte do músico.

Acústico

Antes de falarmos sobre as vantagens desse tipo de piano, é fundamental que se tenha noção dele.
Existem dois tipos de pianos acústicos, o vertical e o de cauda.
Por mais que tenham características especiais, certas características permanecem presente nos dois modelos, como tampa, teclas, martelo e cordas, que formam a estrutura do piano em si.
Sobre essas características, é importante ressaltar sobre as teclas, um piano acústico, obrigatoriamente deve ter uma sequência de 88 teclas brancas e pretas.
Esse é um breve resumo sobre os pianos acústicos, para que você possa entender suas vantagens:

  • Qualidade do som
  • Liberdade
  • Valor
  • Estética
  • Economia

Digital

Primeiramente é preciso entender que o piano e o teclado digital não emitem som.

Como assim? Vou comprar um piano que não emite som?

Não é bem assim, os sons que ele reproduz (ele não emite, ele reproduz) não são produzidos por ele, são amostras de sons armazenadas em sua memória.
Essas amostras de sons são produzidas através de gravações digitais, e são emitidas conforme o toque do teclado.
Uma das vantagem do piano digital está em sua própria classificação, “digital”, ser digital em um mundo que vem buscando cada dia mais inovar em tecnologia pode ser considerado um diferencial e tanto.
Novos recursos para pianos estão sempre sendo criados e alguns deles são exclusivos para pianos e teclados digitais.
Então aqui falamos das vantagens em comprar um piano digital, vantagens que consideramos um diferencial:

  • Manutenção
  • Portabilidade
  • Exploração
  • Acessibilidade
  • Privacidade
  • Memória

Artigos recomendados para completar o assunto:
– Veja! Vantagens em ter um piano acústico
– Vantagens em comprar um piano digital

Marcas e Modelos

Qual marca de piano e teclado comprar
No mundo dos instrumentos musicais temos muitas marcas, oferecendo os mais diversos produtos, pelos mais diversos preços. Quando o assunto é piano e teclado, a história também se repete, são inúmeras marcas, com diversos modelos, que apresentam preços para todos os gostos e bolsos.
De todas essas marcas, apenas algumas estão diariamente na mídia por serem sinônimo de qualidade.
As demais seguem no mercado muito em função de iniciantes que começam investindo menos nos equipamentos, até se sentirem qualificados o suficiente para investir em marcas renomadas.
Veja algumas das principais marcas de piano e teclado recomendadas e seus respectivos sites:

Artigo recomendando:
– As mais conhecidas marcas de piano

Vale a pena piano e teclado usados?

Vale a pena piano e teclado usados
Assim como tomamos alguns cuidados antes de realizar a compra de qualquer produto, com o piano e teclado não é diferente, ainda mais quando estamos falando de um produto que pode ter um alto valor aquisitivo.
Então, seguindo esse 5 passos você terá o caminho exato até o melhor piano ou teclado usado que puder encontrar.

#1 Conheça o produto

Se você está interessado em determinado piano ou teclado, saiba tudo sobre ele, suas características, tudo que envolve o instrumento.

#2 Veja o estado do piano e teclado

Lembre que você está investindo um valor considerável no produto, então tem direito em saber o estado do instrumento, ver como ele funciona, como está por dentro, por fora, fazer literalmente um check-up no produto.

#3 Cuidado com as boas ofertas

Se uma oferta parece ser boa demais para ser verdade, cuidado, talvez ela realmente não seja de verdade, existem muitas ofertas que realmente valem a pena, mas tem ofertas que são verdadeiras ciladas.

#4 Compre de quem confia

Você deve conhecer algum lugar que é sempre recomendado e que as pessoas confiam na hora de comprar instrumentos musicais, caso não conheça, tudo bem, bastar novamente ir atrás de informações e problema resolvido.
Procure sobre compra e vende de pianos e teclados usados, veja quem é unanimidade no assunto, e compre de quem tenha respaldo no mercado, isso é importante, não pense que é apenas comprar um piano e pronto, poder contar com o “fornecedor” do produto um tempo após a compra é sempre importante, pois um suporte pode ser necessário.

#5 Pergunte

Todos esses passos não vão funcionar se você não perguntar, pergunte, questione, duvide, não seja chato, mas só realize a compra após tirar todas as suas duvidas sobre o piano.
Uma das vantagens de comprar um produto que já foi usado, é o de poder saber sobre a experiência que o proprietário teve com ele, se o vendedor for de confiança com toda certeza ele vai te contar tudo o que você precisa saber sobre o piano que estais prestes a adquirir, então se aproveite disso e pergunte.

Onde comprar?

Onde comprar piano e teclado
Existem algumas formas de realizar a compra de um piano ou teclado.
A compra pode acontecer através de uma loja física especializada em música, online por meio de um site de loja ou até mesmo pelo site da marca de piano, por sites de compra e venda de diversos produtos, através das negociações em redes sociais, ou outras formas de negócio, como um conhecido que quer se desfazer de seu instrumento e um amigo acaba comprando.

Loja especializada

A maioria das cidades contam com pelo menos uma loja de música, acredito que a sua também conte, caso não tenha uma loja de música em sua cidade, o jeito é dar um pulo até a cidade mais próxima que conte com uma loja de música com piano e teclado disponíveis para venda.
A sugestão para você que gosta de comprar de comprar em loja física, é buscar referência quanto a loja com outros músicos, veja com quem conhece sobre ela, e só compre caso a loja seja realmente de confiança e cumpra com a sua parte.

Site da marca

Uma prática comum é a procura pelo instrumento através da marca desejada. Nesses casos, a melhor forma de saber tudo a respeito da marca é acessando seu site.
Talvez não seja possível realizar a compra diretamente pelo site, mas fique tranquilo, você será instruído pela empresa, como é possível adquirir o produto.
Após a compra, pegue por costume continuar visitando o site da marca, para se manter atualizado quanto as novidades e para os casos de suporte e dúvidas.

Site de compra e venda

Caso você já esteja acostumado a fazer compras online, já sabe que tudo se vende e se compra pela internet. Mas se ainda fica em dúvida quando o assunto for instrumento musical, tome alguns cuidados durante a compra e não irá se incomodar.
Se informe quanta ao vendedor, veja seu histórico de vendas, observe atentamente o estado em que o produto se encontra, peça fotos, vídeos, e tudo que for possível para ver o produto e muito importante, exija extremo cuidado com o transporte do piano.
A comodidade que esses sites oferecem são ótimas, mas é bom tomar algumas precauções para que essa comodidade não se torne uma tremenda dor de cabeça, e ainda por cima, uma dor no bolso.

Redes sociais

As queridinhas do momento, as Redes Sociais, podem ser mais úteis do que se pensa.
Vamos considerar aqui o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, acredito que essas três opções são as mais usadas para compra e venda.
As vendas pelas redes sociais acontecem como se fosse um mural de anúncio, enquanto está navegando a procura de seu instrumento, observa uma postagem, um compartilhamento, ou alguém anunciando em grupo, e assim o negócio vai se desenrolando.
Para as compras pelas redes sociais as recomendações são similares as de sites de compra e venda.

Outras formas

Todas as outras maneiras de fazer um negócio se enquadram nessa categoria.
Aquela compra e venda entre amigos, parentes, professor e aluno, aluno e professor, vizinhos, entre quem colou o cartaz e quem viu o cartaz e por aí vai…
Essas formas de compra e venda geralmente são mais pessoais, existindo um contato mesmo que único, entre vendedor e comprador,
Para essas outras formas de negócio se recomenda os mesmos cuidados que se tem quando compramos algo de uma pessoa física.

Para finalizar

Espero que esse conteúdo possa ter ajudado você, e caso tenha ficado alguma duvida, a respeito dos assuntos tratados, comente em nosso artigo, ou caso prefira, entre em contato com nosso suporte, é sempre um prazer poder lhe ajudar.
Caso você ainda não conheça o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias, aproveite essa visita em nosso site para saber mais sobre nosso curso e assim finalmente realizar o seu sonho de aprender a tocar piano.
Lembre-se de seguir nos acompanhando, é bem fácil, basta você assinar nossa lista de e-mails e pronto, receberá nossas novidades sempre em primeira mão. 😉
Até mais, forte abraço!
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.