Qual a funcionalidade dos 3 pedais do piano?

Pedais do piano
Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
No conteúdo de hoje vamos ficar por dentro das funcionalidades dos pedais do piano e explicar para você a importância de cada um deles.

Os Pedais do Piano


É possível que você conheça apenas o Pedal de Sustain, porém ainda existe o Pedal Central e o Pedal Una Corda, mas calma, não precisa ficar preocupado, com esse conteúdo você vai aprender como funciona cada um deles.

Pedal de Sustain (Sustentação)

O pedal de sustain é o pedal mais famoso, mais presente em pianos e teclados, entre os pedais, o de sustain se localiza à direita.
Sua função musical é exatamente sustentar as notas, como o próprio nome já diz, no caso, prolongar a duração das notas.
Na prática, quando o pedal de sustain é pressionado, os abafadores são afastados e as cordas soam livremente, até que se solte o pedal. Tudo isso causa um prolongamento do som, que pode ser usado em várias ocasiões em que você deseja que o som não fique “cortando”.
Veja abaixo uma explicação mais detalhada extraída de um artigo da Fritz Dobbert:

Quando acionado, o pedal direito do piano afasta os abafadores das cordas, permitindo que elas vibrem livremente, o que causa um prolongamento do som. Esse recurso é muitas vezes utilizado para facilitar a interpretação de notas de modo ligado, quando não é possível fazê-lo por meio da digitação, ou quando é necessário que alguns sons continuem soando mesmo que as teclas sejam soltas. Além disso, as cordas soltas vibram simpateticamente às das notas tocadas, enriquecendo o timbre do instrumento pela adição de harmônicos.

Pedal central (Sostenuto)

O responsável por deixar o som em menor intensidade, um som mais leve, esse é o pedal central, chamado de sostenuto.
Musicalmente falando o pedal central prolonga uma nota ou mais, enquanto toca as outras normalmente.
Imagine uma nota sendo tocada, enquanto outra ainda está tocando, isso só é possível pois o pedal central foi acionado e assim a nota prolongada.
Esse é o papel que o pedal central desempenha no piano.

Pedal Una Corda (Suave/Surdina)

Para quem não está acostumado a utilizar o pedal una corda, é difícil identificar e diferenciar quando alguém faz uso do uso dessa ferramenta.
A intenção de uso do pedal una corda é suavizar os sons emitidos pelo piano, como seu próprio nome já diz.
Suavidade essa que só é possível com o deslocamento do conjunto de martelos do piano, que assim aciona apenas duas cordas para serem tocadas, ao invés das tradicionais três cordas, que são tocadas quando o pedal una corda não é pressionado.
O pedal una corda também é chamado, em inglês, de soft pedal.

Para finalizar

Agora que você já conhece as funcionalidades do pedais do piano, é hora de praticar e procurar extrair o melhor de cada um.
E caso você já esteja cansado de tocar o “feijão-com-arroz” no piano, recomendo que estude o Piano Prime.
Espero que você tenha gostado desse conteúdo, para ver mais dicas, acesse nosso Canal no Youtube e assine também nossa lista de e-mails! 😉

Forte abraço!
Equipe Aprenda Piano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo