Exercícios para teclado e piano: Os 4 segredos da alta performance

Exercícios para teclado e piano: Os 4 segredos da alta performance
Fala tecladista! Estou passando hoje para compartilhar com você um conteúdo muito precioso: “Os 4 segredos da alta performance” relacionado ao tema exercícios para teclado .
Você já deve saber que alcançar a excelência musical depende de você ter o mínimo de agilidade nos dedos e mãos. É necessário técnica, velocidade, independência e outras qualidades para um tecladista executar harmonias e melodias mais sofisticadas.
Exatamente como eu ensino nesses dois Cursos:

Recomendo fortemente que você estude esses 2 cursos porque você dará um salto na agilidade das mãos e dedos.
Agora, deixe-me fazer uma pergunta:

Você já imaginou o que aconteceria se você desse as chaves de um carro para uma criança de 7 anos dirigir?

Bem, se for uma criança normal provavelmente ela nem conseguirá ligar o carro. Se conseguir, acredito que não conseguirá dar a partida.
Por quê?
Simplesmente porque a criança ainda não tem preparo para dirigir. Mesmo que ela saiba que precisa acelerar e guiar o volante, ela não tem a parte prática desenvolvida. A criança nunca foi treinada nisso, mesmo que tenha uma noção teórica.
É a mesma coisa que acontece com um tecladista despreparado, quando ele se depara com um novo conhecimento e não consegue trazê-lo para a prática. As suas mãos e dedos ainda não estão suficientemente treinados para aquele tipo de prática.
Aí vem a frustração. 🙁
Já imaginou aprender um belíssimo arranjo mas não conseguir executá-lo porque você se atrapalha com as notas? Já aconteceu com você?
Comigo já. Muitas vezes!
Se você é tecladista ou pianista sabe que isso é bem comum. Acontece toda hora. É por isso que centenas e até milhares de tecladistas entram em nosso site todos os dias: Eles estão procurando desesperadamente por exercícios para teclado, para assim solucionar o problema da falta de prática.
Se esse é o seu caso, quero compartilhar com você 4 segredos que tenho ensinado aos alunos do Aprenda Piano. Esses segredos podem até ser simples, mas são extremamente poderosos se você levados a sério.

#1 Separe primeiro, junte depois

Separe primeiro, junte depois
Essa é a dica que muitos dos nossos alunos premium colocaram em prática e melhoraram consideravelmente sua agilidade: Separe primeiro, junte depois.
Se você tem dificuldades para executar um determinado exercício com as 2 mãos, não precisa se desesperar. Exercite primeiro a mão esquerda com bastante calma. Depois, exercite a mão direita. Veja um exemplo no vídeo: Exercício básico para Jazz.
Somente quando estiver muito confiante com as 2 mãos separadas, é que você deverá juntá-las.
Explico o porquê:
Determinados movimentos exigem foco total em apenas uma das mãos, até que a prática se torne automática. Se você tentar executar tudo ao mesmo tempo sua atenção será dividida e você pode não sair do lugar.
Nunca se esqueça que devagar se vai ao longe. Com pequenos passos você pode alcançar longas distâncias. Portanto, tenha paciência.

#2 Devagar primeiro, rápido depois

Devagar primeiro, rápido depois
O segundo segredo dos exercícios para teclado e piano tem a ver com a velocidade. A dica aqui é: Comece devagar, muito devagar.
Comece os exercícios em uma velocidade bem lenta. Use o raciocínio,“mastigue” bem cada movimento e deixe suas mãos e dedos “memorizarem” o caminho.
Quando ficar fácil demais, é hora de subir a velocidade.

#3 Constância na prática

Devagar primeiro, rápido depois
Toda vez que você dorme à noite e acorda de manhã ocorre uma espécie de reboot no cérebro. A ciência diz que tudo aquilo que você aprendeu no dia anterior precisa ser revisado e repassado. Caso contrário você poderá esquecer o novo conhecimento.
Uma coisa que sempre falo é:

No dia que você não aprende, você desaprende!

Na música, não praticar é o mesmo que desaprender. No dia que você não pratica exercício para teclado, você regride.
Se você praticou na segunda, quarta e sexta, você evoluiu nesses dias. Mas na terça, quinta, sábado e domingo você regrediu.
Portanto, é melhor praticar diariamente, mesmo que por alguns minutos. Não fique um dia sequer sem estudar música e quando menos perceber verá o quanto cresceu musicalmente.
Em vez de praticar 2, 3 ou 4 horas em um só dia, prefira ensaiar 30 minutos todos os dias.
Isso facilitará o aprendizado e a prática!

#4 Cuide da sua rotina

Cuide da sua rotina
O quarto segredo dos exercícios para teclado é a sua rotina. Você precisa deixar a sua rotina preparada para a prática de exercícios e aquisição de novo conhecimento.
Elimine de sua rotina tudo aquilo que atrapalha o seu aprendizado. Quem sabe você está assistindo muita TV ou acordando tarde demais. Eu não sei como é sua rotina, mas a minha é bem regrada e voltada para os estudos.
Os nossos alunos que mais evoluíram, foram aqueles que mudaram radicalmente suas rotinas para estudar algum Curso ou Ebook Premium.
O que vejo por aí é muito tecladista que quer aprender sem se esforçar. Aqui no Aprenda Piano nós não acreditamos que as coisas vêm de graça.
É necessário plantar para depois colher os frutos!
Portanto, se for preciso:

  • Desligue a TV
  • Acorde mais cedo
  • Evite compromissos desnecessários
  • Limpe a sua agenda
  • Defina um horário fixo de estudo
  • Entre outros…

Tempo é muito precioso para ser desperdiçado. Faça bom proveito do seu tempo.

Resumo: Os 4 Segredos dos Exercícios para Teclado

Preparei um pequeno resumo do que abordamos nesse artigo para ajudar você a assimilar melhor o conteúdo:

  1. Exercite primeiro a mão esquerda, depois a direita. Aí junte as duas.
  2. Comece os exercícios para teclado bem lentamente e suba a velocidade gradualmente.
  3. Pratique diariamente.
  4. Faça como nossos melhores alunos: Faça a sua rotina ser focada no aprendizado musical.

Seja comprometido com seu aprendizado musical, porque em breve você vai ver como valeu a pena. Quando você sentar ao piano ou for tocar seu teclado, verá como suas mãos e dedos estão ágeis e preparados para qualquer batalha. Não tem sentimento melhor!
E você? Como pratica os exercícios no teclado ou piano? Comente com a gente e continue praticando! Temos Cursos Premium que podem e muito ajudar você. 😉
Forte abraço!
Ramon Tessmann

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo