Faça da educação musical o incentivo para seu desenvolvimento pessoal

Faça da educação musical o incentivo para seu desenvolvimento pessoal
Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Nossos conteúdos sempre giram em torno da música, hoje vamos tratar de falar de música também, porém de uma forma um pouco diferente, vamos trata-la como educação musical, sendo um incentivo para o seu desenvolvimento.
Se você acha que a música já te ajuda e muito a se desenvolver, saiba que usando ela como forma de incentivo você não só pode ir mais longe, como pode também levar pessoas juntos com você.
Para isso é preciso ver a música além, como forma de educação! Então, vamos ao que interessa, aprender a fazer da educação musical o incentivo para seu desenvolvimento!

A música nos primeiros anos de vida

Existem muitas teorias quanto ao desenvolvimento de uma criança, porém muitas (grande parte) são sem fundamento, com origem apenas em achismos, mas mesmo assim, acreditam ser capazes de definir a forma correta a qual se deve educar uma criança.
Pois bem, vamos tratar o que não é mais teoria, e sim fato comprovado cientificamente.
Um desses fatos é a importância da educação musical infantil, a qual fica sob a responsabilidade dos pais, que devem incentivar a criança, para que tenha contato com sons.
Por incrível que pareça, após o nascimento do bebê é através da sonoridade e de outros elementos da voz, que ele consegue perceber o amor de seus familiares.
Então, dessa forma simples e minuciosa é que começa o processo de educação musical, que quanto mais incentivado (dentro do limite), mais ajuda no desenvolvimento da criança.
Segundo o doutor em psicologia Lino Macedo, professor de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade da USP:

“A educação musical se inicia quando a criança ouve os pais conversarem, falarem com ela, cantarem e até mesmo rirem.”

É através dessa relação que sinapses são criadas e consequentemente memórias. Esse processo acontece a vida inteira, porém é até aos sete anos que a janela de oportunidades está aberta para o aprendizado da linguagem.
A janela de oportunidades, nada mais é do que um momento onde a criança está predisposta a aprender, no caso, o melhor momento, pois ela está preparada para isso. É possível sim aprender após esses períodos sensíveis, porém se torna algo mais trabalhoso, já que o período produtivo para desenvolver aquela aptidão se encerrou.

O desenvolvimento da educação musical

Com a janela de oportunidades aberta para o aprendizado da linguagem até aos sete anos, se faz importante usar a educação musical para incentivar outros elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança, como aprender a ler e escrever, e assim estudar novos conteúdos.
Aproveitar a educação musical infantil para ensinar as crianças é uma oportunidade única, já que de acordo com Denise Borborema, Coordenadora de uma unidade do Conservatório Brasileiro de Música:

“As pessoas que têm desenvolvimento musical apresentam melhor relação com outras capacidades. O ensino da música, quando bem orientado, é leve, livre e lúdico.”

Reforçando a intenção de trabalhar em cima de conteúdos comprovados cientificamente, veja os seguintes dados divulgados pela neurocientista Nina Kraus, líder de um estudo de mais 20 anos realizado pela Northwestern University, dos EUA.
Segundo a líder da pesquisa, em uma turma de 60 crianças, entre 6 e 9 anos, 29 alunos tinham contato com a música, e para eles conhecer os principais elementos da música foi um diferencial para o desenvolvimento acelerado, se comparado aos outros 31 alunos que não tinham contato com a música.

“Os alunos que estudam música têm muitos benefícios em relação ao desenvolvimento da linguagem, da fala e da memória de trabalho auditiva.”

Para finalizar

Sinceramente espero que esse conteúdo te ajude a se desenvolver ainda mais musicalmente, e que você encontre na educação musical o incentivo que falta para ir além.
Procure visitar nossa página de artigos. Estamos sempre procurando trazer conteúdos que possam ajudar você a se tornar um músico extraordinário, então não deixe de visitar nossa páginas de artigos! 😉
Se é agora o momento para ir além, então dê os primeiros passos nos estudos de piano e conheça o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias.
Forte abraço!
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo