Fala tecladista! Como vai? Aqui é a Raquel Xavier, do Aprenda Teclado para falar sobre os tipos de acordes com sétima.
Sabe aquele sete que você vê na cifra e sempre deixa ele de lado ou para depois? Então, é hoje que vamos aprender a tocá-lo.
Os acordes com 7ª têm uma sonoridade única e um toque de sofisticação, que tenho certeza que depois de você aprender e se acostumar com eles, não vai mais querer parar de tocar.
Eu utilizo a sétima em improvisos e em algumas situações junto com a banda, mas é preciso um pouco de cuidado quando colocar ela tocando junto com outros instrumentos, porque pode acabar sendo “demais” e então o que era pra ser bonito se torna desnecessário!
Ah! Já adianto que no final desse artigo vamos passar uma DICA que vai te ajudar e muito naquele momento que é preciso pensar rápido. Vamos lá ! 😉
TIPOS DE SÉTIMA
Sim, temos mais de um tipo de sétima! Vamos falar das duas mais usadas: 7M (sétima maior) e 7 (sétima). É importante ressaltar que a 7 (sétima) também pode ser chamada de sétima menor.
As sétimas surgem do intervalo entre o 1º grau e a 7ª nota. Para que você possa perceber isso claramente, vamos montar a escala de Dó Maior e colocar os graus.
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si
1 – 2 – 3 – 4 – 5- 6 – 7
A 7ª nota da escala de Dó Maior é Si, mas calma ainda precisamos classificar qual sétima é. Essa forma de pensar é rápida porque você pode contar nos dedos a 7ª nota, não se esquecendo dos acidentes que podem aparecer.
Veja o mesmo exemplo com a escala de Sol Maior:
Sol – Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá#
1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7
Neste caso a 7ª nota da escala de Sol Maior é Fá#.
CLASSIFICANDO A SÉTIMA
Como falamos a sétima nada mais é que um intervalo, então a diferença entre a 7 e a 7M é de apenas de meio tom, por isso é fácil de confundir uma com a outra.
A sétima maior (7M) tem a distância de 5 tons e meio do 1º grau.
Veja:
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si
TOM – TOM – MEIO TOM – TOM – TOM – TOM
A sétima menor (7) tem a distância de 5 tons do 1º grau.
Veja:
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Sib
TOM – TOM – MEIO TOM – TOM – TOM – MEIOTOM
A SÉTIMA NO ACORDE MAIOR
Agora é a hora de colocar a sétima no acorde maior!
Vamos continuar usando como exemplo o Dó, o acorde de C é composto por: Dó – Mi – Sol. Agora só adicionar a 7ª ao acorde. Veja só:
C7M = C + 7M
C7 = C + 7
Vamos ver como fica com o Sol Maior?
G7M = G + 7M
G7 = G + 7
Ao acrescentar a 7ª no acorde nós temos quatro sons, ou seja, o acorde passa a ser uma tétrade e não mais uma tríade.
A SÉTIMA NO ACORDE MENOR
A mesma coisa se aplica para o acorde menor, mas lembre-se de montar a escala menor. Vejamos com o Lá Menor:
Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol
1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7
Contando os tons:
Sétima Maior (7M)
Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol
TOM – MEIOTOM – TOM – TOM – MEIO TOM – TOM
Sétima Menor (7)
Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol#
TOM – MEIOTOM – TOM – TOM – MEIO TOM – 1 TOM e MEIO
Agora vamos colocar a sétima no acorde:
Am7M = Am + 7M
Am7 = Am + 7
Você vai começar a perceber que é mais comum encontrar acorde menor com sétima menor (ou sétima) do que encontrar acorde menor com sétima maior.
Por que? Toque esses acordes e ouça o som deles. Ouviu? A sensação que temos é que o acorde menor com sétima menor tem uma sonoridade que se encaixa melhor, já o acorde menor com sétima maior tem um som não muito agradável, esse é um dos motivos de não se ver tantos acordes menor com sétima maior, e acontece porque a 7M no acorde menor não está no campo harmônico maior.
Vamos observar o Campo Harmônico com sétima!
Olha só como fica:
Então os acordes menores no campo harmônico maior vão ser com sétima menor que acompanha as notas da escala de dó maior, por isso a sonoridade encaixa muito bem!
DICA PARA ENCONTRAR A SÉTIMA
Agora vai aquela dica que sempre ajuda nos momentos que precisamos pensar rápido!
Um caminho simples e rápido para encontrar a sétima é: Diminuir 1 tom ou meio tom do 1º grau.
Exemplo:
- Se diminuir 1 tom de Dó vamos ter o Sib, e o Sib é a sétima do acorde do C.
- Se diminuir meio tom de Dó vamos ter o Si, e o Si é a sétima maior do acorde do C.
CONCLUINDO
Isso aí tecladista, agora é só começar a colocar em prática e não deixar mais as sétimas pra depois!
Abraço e até a próxima!
Raquel Xavier