Conheça alguns conceitos fundamentais do Piano


Fala tecladista! Tudo certo com você? Espero que sim, hoje trouxemos mais alguns conceitos fundamentais do piano para facilitar seu aprendizado.
Quando tratamos de música e principalmente do piano em si, antes de iniciar os processos de estudo é extremamente importante ter algumas noções básicas.
Os conhecimentos de algumas particularidades irão esclarecer muito sua mente.  Se você ainda não sabe muito bem sobre oitavas, tom, semitom, sustenido e bemol, preste atenção nessa explicação clara e objetiva sobre esses alguns conceitos fundamentais do piano.
Independente do assunto, quando o tratamos de forma prática, entendemos ainda melhor aquilo que estamos estudando, então veja esses conceitos e procure praticar e conhece um pouco mais sobre cada um deles.

O que é uma oitava?

Uma oitava nada mais é do que a distância de uma nota, por exemplo , até ela mesma. De uma forma mais simples, é quando você “pula” de uma nota até ela novamente, então, da nota Sol até a próxima nota Sol que você encontrar, terá, portanto, uma oitava, sendo ela o conjunto de 8 notas brancas.

A diferença entre tom e semitom:

A definição de tom e semitom pode ser explicada também por distância, mas de forma diferente, agora como unidade de medida no piano.
Da nota para a nota temos um tom de distância, você pode perceber que entre essas duas notas temos um Dó sustenido que a distância é o chamada de semitom, assim, dois semitons dão origem a um tom.
Uma técnica simples para definir tom e semitom é contando, a cada duas notas temos um tom, e cada uma nota, temos um semitom.

Diferenciando sustenido e bemol

Chamamos de sustenido ou bemol toda e qualquer nota que sofre uma alteração natural. A sequência respectiva de sustenidos é a seguinte:
Dó sustenido – Ré sustenido – Fá sustenido – Sol sustenido – Lá sustenido 
Essas notas levam consigo um desses dois sinais, ou # que significa sustenido, conforme vimos, ou b que significa bemol
Saiba que sustenido (#) é utilizado para um acidente musical para a direita (para cima) de uma nota natural, e bemol (b) é utilizado para um acidente musical para a esquerda (para baixo) de uma nota natural.
Assim por mais que apresentem o mesmo som, essas notas contam com duas representações cada:
Dó# – Réb
Ré# – Mib
Fá# – Solb
Sol# – Láb
Lá# – Sib
PS: Não colocamos as notas mi#, fáb, si#, dób nesta lista porque não teremos como dar a devida atenção para o assunto, mas em um próximo artigo podemos falar melhor sobre isso. 😉

Para finalizar

Esse são alguns dos conceitos fundamentais do piano, que te ajudarão bastante durante sua caminhada ao aprendizado do teclado.
Se você gostou desse conteúdo, então aproveite a oportunidade de ter uma aula gratuita 100% online, com o Professor Ramon Tessmann! Você não vai se arrepender em parar para escutar o que ele tem a dizer, pode apostar. 😉
Então realize esse sonho, e não fique só na vontade, não perca tempo e comece agora mesmo o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias.
Receba mais materiais como esse assinando nossa lista de e-mails, e não esqueça de entrar em nosso Canal do Youtube, assim você fica por dentro de todas as novidades sobre o Aprenda Piano.
Por enquanto é isso, forte abraço!
Augusto Canarin

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.