Vantagens em comprar um piano digital


Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Das duvidas que surgem na hora de comprar um piano, essa é uma delas, a discussão sobre as vantagens em comprar um piano digital.
Mas então vamos lá, supondo que seu instrumento de desejo seja um piano digital, vamos relacionar as vantagens em comprar um.

Sobre o piano digital

Antes de mais nada é preciso entender que o piano digital não emite som.

Como assim? Vou comprar um piano que não emite som?

Não é bem assim, os sons que ele reproduz não são emitidos por ele, são amostras de sons armazenadas em sua memória.
Essas amostras de sons são produzidas através de gravações digitais, e são emitidas conforme o toque do teclado.
Além de saber como funciona um piano digital, é importante saber o que o acompanha no caso da compra, geralmente junto ao piano digital (que pode conter 61, 73 ou 88 teclas), a maioria vem com um suporte (por vezes, já embutido), um rack de partituras e um pedal conectável.
Agora que você entende como funciona o princípio básico de funcionamento de um piano digital e o que o acompanha, podemos falar de suas vantagens.
Uma das vantagem do piano digital está em sua própria classificação, “digital”, ser digital em um mundo que vem buscando cada dia mais inovar em tecnologia pode ser considerado um diferencial e tanto.
Novos recursos para pianos estão sempre sendo criados e alguns deles são exclusivos para pianos digitais.
Então aqui falamos apenas das vantagens em comprar rum piano digital, vantagens que consideramos um diferencial.

Manutenção

Os pianos digital não necessitam de afinação, então a única manutenção vai  ser limpar, além de guardar e transportar ele (com cuidado) se necessário, essa é a manutenção do piano digital.

Portabilidade

Se comparado a qualquer outro tipo de piano, com toda certeza o piano digital é o mais fácil de ser transportado, até pelo fato de não sofrer alteração em função do transporte ou do local em que for usado.

Exploração

É possível explorar muito um piano digital, pois geralmente eles trazem em sua memória muitas amostras sonoras, reproduzindo sons que um piano já mais emitiria. Já imaginou você sendo a “banda de um homem só”? Conforme o piano digital que você tenha em mãos isso pode ser possível.

Acessibilidade

Essa questão de acessibilidade seria em relação ao preço de um piano digital, que se comparado ao pianos acústicos, fica muito mais em conta.

Privacidade

Geralmente instrumentos musicais incomodam quem mora com você e seus vizinhos, mas com a opção de conectar um fone de ouvido, é possível tocar piano até altas horas sem mais ninguém ouvir, além de você é claro.

Memória

Se considerar o fato de poder explorar um piano digital ao máximo, o fato de poder adicionar memória no teclado também se torna uma vantagem, adicionando mais memória em um piano digital é possível ganhar mais sons, melhores softwares e melhores equipamentos, e por consequência mais tempo de vida útil, já que o piano irá se manter tecnicamente atualizado.
OBS: Outras funções também estão disponíveis nos piano digitais, e elas podem ser encontradas facilmente, para isso basta um pouco de curiosidade em aprender, e em pouco tempo você vai ver como um piano digital é rico de efeitos.

Vantagens em função da qualidade do piano digital

Você já pode notar que muitas são as vantagens em comprar um piano digital, e elas só vão melhorar conforme a qualidade do equipamento.
As diferenças que podem ser percebidas em função da qualidade do instrumento envolvem diretamente (principais dispositivos):

  • Capacidades de sequência;
  • Alto-falantes embutidos;
  • Efeitos de som;
  • Metrônomos;
  • Recursos de auto acompanhamento;
  • Recursos de gravação;
  • Pedais extras;

Os pontos levantados nesse artigo com certeza vão te dar a oportunidade de poder fazer a escolha correta de um piano digital, e até mesmo conseguir explicar o que quer e o que procura, podendo se necessário negociar e questionar com o vendedor do instrumento.
Agora que você sabe o que um piano digital pode oferecer, procure por modelos e marcas que atendam suas exigências, além é claro de um bom curso de piano para lhe ajudar a tirar o melhor de seu piano digital, nesse caso, aproveite que está em nosso site e saiba mais sobre o Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias.
Espero que você tenha encontrado o que te trouxe até esse artigo e sobre indicações e recomendações de marcas e modelos de pianos digitais, isso vamos deixar para um próximo artigo, então para continuar se informando assine nossa lista de e-mails do Aprenda Piano.
Por hoje é isso, até mais!
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

PARTICIPE DO MEU GRUPO EXCLUSIVO NO TELEGRAM​

Clique abaixo para estudar comigo e receber os avisos das aulas diretamente no seu Telegram.