Como Tocar Teclado: O Guia Definitivo Para Iniciantes

Oi, como vai? Faço parte da equipe do Aprenda Teclado e este é um guia de como tocar teclado passo a passo para iniciantes.

A verdade é que na internet existe muito conteúdo, mas na grande parte são conteúdos superficiais e não muito bem explicados. A ideia desse artigo é de justamente reunir conteúdos importantes e fundamentais, de uma forma que você consiga entender como começar a tocar teclado assim que terminar de ler o artigo.

Veja bem…

Eu não sou profissional, na verdade, eu mal sei tocar teclado, assim, como provavelmente, você. Por isso, eu tenho a certeza de que estou escrevendo para pessoas que são como eu, que precisam de um guia detalhado de como tocar teclado para que consiga sair do zero e  começar a tocar suas primeiras músicas, ou pelo menos, se sentir menos perdido no aprendizado.
Esse conhecimento é o conhecimento inicial para você começar a dar seus primeiros passos no piano ou teclado.

Esse texto será dividido de uma forma fácil de entender, contemplando conteúdos importantes para iniciantes como:

  1. O que são notas musicais?
  2. Conhecendo as teclas;
  3. Como encontrar as notas no teclado;
  4. Notas representadas por Letras;
  5. Tom e Semitom;
  6. Princípio de Escalas;
  7. Junção de notas e formação de acordes;
  8. Posição das mãos e dedos no teclado;
  9. Exercícios para os dedos;
  10. Leitura de Cifras;
  11. Música de exemplo + Ritmos;

No decorrer do artigo, também teremos alguns vídeos de nossa equipe explicando os assuntos aqui escritos.
Então sem mais enrolação, que tal irmos direto para o conteúdo?

1. Como tocar teclado – O que são notas musicais?

Nota musical é um termo utilizado para se referir ao elemento mínimo de um som. Ao todo, existem 12 tipos de sons diferentes, ou seja, 12 notas. Entre essas 12 notas estão as 7 notas naturais, que são:

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si

E além das 7 notas naturais, temos mais 5 notas que são chamadas de “notas acidentadas”, sendo que, essas notas possuem diferentes maneiras de escritas, porém apresentam o mesmo som. Não entendeu? Continue lendo que eu explico!
As notas acidentadas são representadas por dois símbolos, um deles é o “#” que é chamado de sustenido na música, mas que você deve conhecer como “jogo da velha” ou “hashtag“. E o segundo símbolo é a letra “b” minuscula, que na música é chamada de bemol.
De forma básica, ao tocar as teclas do teclado sequencialmente da esquerda para a direita, teremos os sustenidos representados nas teclas pretas, e, ao tocar de forma sequencial da direita para a esquerda, teremos os bemóis.
Tá, mas, não são as mesmas teclas pretas? Sim! Mas entenda, sustenido (#) é utilizado para se referenciar a tecla preta que está à direita de uma tecla branca, enquanto o bemol (b), é utilizado para referenciar a tecla preta que está à esquerda de uma tecla branca.
Mais adiante no artigo, ao falarmos sobre tons e semitons, você entenderá melhor isso, mas, por hora, abaixo estão representados os dois nomes ou notações utilizadas para cada uma nas notas.
Dé# – Réb (pode ser chamado de Dó sustenido ou Ré bemol)
Ré# – Mib (pode ser chamado de Ré sustenido ou Mi bemol)
Fá# – Solb (pode ser chamado de Fá sustenido ou Sol bemol)
Sol# – Láb (pode ser chamado de Sol sustenido ou Lá bemol)
Lá# – Sib (pode ser chamado de Lá sustenido ou Si bemol)

Conhecer as 12 notas é o seu primeiro passo de como tocar teclado.

2. Como tocar teclado – Conhecendo as Teclas

As notas você já conheceu, mas agora você precisa saber identicá-las no teclado.
Em um teclado, as teclas ficam divididas entre teclas brancas e pretas. As teclas brancas são mais largas ficam planas no teclado, as pretas também são planas, porém, mais finas e em um nível mais elevado.
Você pode perceber isso facilmente ao observar um teclado.
Abaixo, uma figura representando as teclas de um teclado.Como tocar teclado teclas pretas e brancas
Agora, observando de forma mais analítica, percebemos que existe uma sequência padronizada de teclas.
É possível perceber que há uma determinada repetição de teclas pretas ao longo do teclado. Primeiro, com 2 teclas pretas e uma divisão sem tecla preta, depois, com 3 teclas pretas e uma divisão sem tecla preta. Já as teclas brancas, se fazem presentes do começo ao fim do teclado.
Entenda esse padrão, pois enxergar isso é um passo fundamental de como tocar teclado e identificar as notas no teclado.
Abaixo uma imagem para deixar a explicação mais clara.como tocar teclado - notas pretas separadas em grupos de 2 e 3 notas

3. Como tocar teclado – Como encontrar as notas no teclado

Agora que você já conhece as notas e as teclas, é hora de juntar tudo e entender quais teclas do teclado se referem a cada nota, e também, aprender a localizar isso de forma fácil no teclado ou piano. Abaixo escrevemos o passo a passo de como encontrar essas notas, mas caso prefira, temos um ótimo vídeo explicando esse tópico:

No total temos 12 notas, 7 naturais e 5 acidentadas como já vimos, sendo elas:

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si

Essa é a sequência de notas que você irá encontrar em qualquer teclado ou piano, sendo que as notas naturais são representadas pelas teclas brancas, já as notas acidentadas, são representadas pelas teclas pretas.De ce
rta forma, ao decorar essa sequência de notas, se tornará muito fácil identificá-las no teclado.
Vamos começar a identificar as notas no teclado utilizando as notas naturais. Vamos começar pela primeiro pela nota . Para identificar a nota Dó é bem simples. Você lembra que as teclas pretas seguem uma sequência de grupos de 2 e 3 teclas? Então, basta você identificar onde se encontra um grupo de duas teclas pretas no meio do seu teclado. Depois disso basta identificar a nota Dó, que é a nota na tecla branca à esquerda da primeira tecla preta desse grupo de 2 teclas.
Veja na figura baixo:
Essa lógica se repete em toda estrutura do teclado. A cada 12 notas, temos 1 nota Dó no teclado.
Como na imagem abaixo:
A nota Dó é a primeira nota para se aprender, pois a partir dela você encontra facilmente as demais notas.
Seguindo a partir da nota Dó,e tocando somente as teclas brancas em sequência, nós temos as 7 notas naturais, sendo:

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si

Observe na imagem abaixo a sequência das 7 notas naturais:como tocar teclado - as sete notas naturais
Agora que você já identificou as 7 notas naturais no teclado, chegou a hora de você identificar as 5 notas acidentadas, que são as teclas pretas.
Relembrando a sequência das 12 notas, temos:

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si

Se você decorar essa sequência, ficará fácil encontrar as notas acidentadas no teclado. Isso porque, após do Dó, temos o Dó# (Dó sustenido), após o Ré, temos o Ré# (Ré sustenido), e assim por diante, com exceção das notas Mi e Si que não possuem sustenidos (sendo que isso você consegue identificar no teclado pois não há teclas pretas após essas notas).
Veja abaixo um exemplo com relação as notas Dó e Dó#.como tocar teclado exemplo de dó e dó sustenido
Com isso, basta você seguir a ordem e identificar as outras notas do teclado ou piano.como tocar teclado todas as notas do teclado
Agora você já conhece a localização das 12 notas do teclado. Lembre-se que as notas sustenidas também podem ser chamadas de bemóis e que, elas são, respectivamente:
Dé# – Réb (pode ser chamado de Dó sustenido ou Ré bemol)
Ré# – Mib (pode ser chamado de Ré sustenido ou Mi bemol)
Fá# – Solb (pode ser chamado de Fá sustenido ou Sol bemol)
Sol# – Láb (pode ser chamado de Sol sustenido ou Lá bemol)
Lá# – Sib (pode ser chamado de Lá sustenido ou Si bemol)
Você acabou de completar mais um passo de como tocar teclado. Vamos em frente.

4. Como tocar teclado – Notas representadas por Letras (Notação anglo-saxônica)

Na notação musical é muito comum as notas serem representadas por letras inicias do alfabeto, tipo de notação chamada anglo-saxônica. No item 7 deste artigo iremos explicar isso de forma mais aprofundada na leitura de cifras, mas, para você dar continuidade no aprendizado, sugiro que você conheça pelo menos a notação das principais notas musicais. Com isso, você já poderá acompanhar alguns tutoriais no YouTube e aprender alguns solos e melodias mais simples, até mesmo em nosso canal.
Essa forma de notação é muito comum em cifras que são representadas, principalmente, pelas sete letras iniciais do alfabeto:

A – B – C – D – E – F – G

Para cada nota, haverá uma letra correspondente, sendo elas:
A = (Lá)
B = (Si)
C = (Dó)
D = (Ré)
E = (Mi)
F = (Fá)
G = (Sol)
Além dessas, podemos acrescentar os símbolos (#) sustenido e (b) bemol para se referir as notas acidentadas. Por exemplo:
C# (Dó sustenido)
D# ou Eb (Ré sustenido ou Mi bemol)
F# (Fá sustenido)
G# (Sol sustenido)
A# ou Bb (Lá sustenido ou Si bemol)
Dessa forma, a sequência de 12 notas do teclado que você conhece por:

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si

Ficará da seguinte forma na notação musical, inciando pelo Dó (C):

C – C# – D – D# – E – F – F# – G – G# – A – A# – B

Essa sequência de notas percorre por todas as teclas do teclado, em alguns locais mais graves e em outros, mais agudos. Essa sequência de notas também é chamada de “oitava” e você pode ler mais sobre isso no artigo:
Além disso, você já pode começar a exercitar esse conhecimento em algumas músicas simples. Temos alguns vídeos em nosso canal, caso você queira se arriscar e tentar. Basta acompanhar as teclas mostradas no vídeo.

5. Como tocar teclado: Tom e Semitom

Antes de entrarmos no principio de escalas ou formação de acordes, é interessante você entender o que é um tom ou um semitom. Isso irá lhe ajudar a entender conteúdos mais complexos como as escalas, de uma forma mais fácil. Você pode ler o texto abaixo ou assistir ao vídeo. 🙂

De forma básica, tom e semitom são unidades de medidas musicais. Por exemplo, a distância entre a nota Dó e a nota Ré pode ser calculada em tons e semitons.
Um semitom é a menor distância que temos entre as notas musicais. No teclado ou piano, por exemplo, depois da nota Dó, temos a nota Dó# (dó sustenido), tecla preta logo ao lado. Essa distância entre a nota Dó e a nota Dó# é de um semitom (ou meio tom). Observe alguns exemplos:
Dó > Dó# – 1 semitom
Mi > Fá – 1 semitom
Lá > Lá# – 1 semitom
Cada uma das 12 notas do teclado, possui uma distância de um semitom (meio tom) entre uma e outra. Veja:
Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si
Se eu fosse calcular a distância da nota Dó ao Dó# eu teria um semitom. Mas, se eu fosse calcular a distância do Dó até o Ré, seriam 2 semitons, ou 1 tom. Isso porque 2 semitons equivalem a um tom.
Veja alguns exemplos:
1 semitom = meio tom
2 semitons = 1 tom
4 semitons = 2 tons
5 semitons = 2 tons e meio
Agora que você já sabe como calcular a distância entre as notas, vamos começar a estudar alguns princípios das escalas mais comuns do teclado.

6. Como tocar teclado: Princípio de Escalas

Escalas são um conjunto de 7 notas que seguem uma formação padrão. Cada uma das 12 notas do teclado possui sua própria escala e todas elas seguem essa sequência:

Tom – Tom – Semitom – Tom – Tom – Tom – Semitom

Decorando essa sequência você conseguirá encontrar as escalas das 12 notas do teclado. Então vamos lá, acompanhe essa lista de escalas das 7 notas naturais abaixo:
Escala de Dó (C): dó – ré – mi – fá – sol – lá –  si
Escala de Ré (D): ré – mi – fá# – sol – lá –  si – dó#
Escala de Mi (E): mi – fá# – sol# – lá – si – dó# – ré#
Escala de Fá (F): Fá – sol – lá – sib – dó – ré – mi
Escala de Sol (G): sol – lá – si – dó – ré – mi – fá#
Escala de Lá (A): lá – si – dó# – ré – mi – fá# – sol#
Escala de Si (B): si – dó# – ré# – mi – fá# – sol# – lá#
Sabendo isso, você consegue dar um longo passo de como tocar teclado e entender melhor o conjunto harmônico para a formação dos acordes, assunto que veremos no próximo tópico de como tocar teclado. 😉

7. Como tocar teclado: Junção de notas e formação de acordes

De forma básica, um acorde é a formação de 3 ou mais notas tocadas de forma simultânea.
Por exemplo, o acorde de Dó é formado pelas notas Dó,  Mi e Sol tocadas simultaneamente.
Os acordes são construídos se baseando nas escalas. Inicialmente estuda-se os acordes maiores e menores, porém existem uma infinidade de outros acordes a serem aprendidos.
Esses infinidade de acordes é formada pela alteração ou adição de notas em cima dos acordes maiores e menores.
Geralmente a nota mais grave do acorde é a nota fundamental, nota inicial que dá nome ao acorde e faz com que conseguimos identificá-lo.
Por exemplo, o acorde que tem a nota inicial Dó, será chamado de acorde de Dó.
As tríades, acordes chamados por três notas são os acordes mais conhecidos.
Para se criar um acorde nós precisamos usar a sua escala. Por exemplo, o acorde de Ré é criado a partir das notas que compõem sua escala, assunto que vimos no tópico anterior.
Para se formar um acorde, nós usaremos uma estrutura com a primeira, terceira e quinta nota da escala. Vejamos:

1ª Nota – 3ª Nota – 5ª Nota

Então, utilizando a escala de Ré, selecionamos a primeira, terceira e quinta nota da escala para formar o acorde de Ré. Por exemplo:

 – mi – Fá# – sol –  – si – dó#
1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7

Desta forma, as notas que formam o acorde de Ré são, respectivamente:

Ré – Fá# – Lá

Basta seguir essa lógica para montar os demais acordes.
Para ficar mais claro como montar os acordes, nossa equipe preparou um vídeo explicando esse assunto também. 🙂

Claro que esse conteúdo foi apenas uma explicação básica de como a formação de acordes segue uma lógica. Também existem outras lógicas para a formação de acordes menores, sustenidos, etc.
Saber como os acordes são formados, é fundamental para que você não precise consultar um dicionário de acordes sempre que for executar uma música.
Abaixo, deixarei uma lista de imagens de acordes comuns para que você veja como eles são formados e, também, para que consulte quando for necessário.

Como tocar teclado: Dicionário de Acordes maiores








Como tocar teclado: Dicionário de Acordes menores









8. Como tocar teclado: Posição das mãos e dedos no teclado

Para tocar teclado, as duas mãos e todos os dedos são utilizados. No começo, é um pouco difícil utilizar as duas mãos simultaneamente, inclusive, uma das maiores reclamações de quem começa a aprender teclado é de ter sua mão esquerda travada, com dificuldades motoras de executar movimentos, como a troca de acordes.
Para se tocar teclado, é necessário que você entenda como a mão deve-se posicionar no teclado. Para isso, vamos numerar os dedos da mão esquerda e mão direita.
Iniciando do seu polegar, comece a numerar de 1 a 5, isso vale para ambas as mãos.
Veja a imagem abaixo:
Partindo do polegar temos:
1 – Polegar
2 – Indicador
3 – Médio
4 – Anelar
5 – Mindinho (não é o da série Game of Thrones)

É necessário que você memorize essa ordem para posicionar os dedos de forma correta no piano.
Agora que já sabemos a numeração, vamos ver quais dedos ficarão posicionados em quais notas. Para isso, iremos utilizar as cinco primeiras notas da escala de Dó.
Na mão direita vamos posicionar os dedos sobre as notas:

Dó – Ré – Mi – Fá – Sol

Já na mão esquerda vamos partir da nota mi, para que as mãos fiquem próximas, dessa forma:

Mi – Fá – Sol – Lá – Si

Veja como posicionar os dedos na imagem abaixo:
Para facilitar, basta você encontrar a nota Dó, representada pela letra C, no meio do teclado. Na nota Dó, você irá posicionar o dedo 1 da mão direita. Então continue com o dedo 2 na nota Ré e assim por diante, conforme a imagem.
Depois basta posicionar o dedo 1 da mão esquerda na nota Si, representada pela letra B que fica ao lado esquerdo da nota Dó onde seu polegar direito já está posicionado. Dessa forma você terá os dois polegares lado a lado, então basta você posicionar os demais dedos de forma sequencial.
Essa posição é a posição que suas mãos irão ficar na maior parte do tempo no início de sua jornada musical.

9. Como tocar teclado: Exercícios para os dedos

No início pode ser um pouco difícil movimentar os dedos pelo teclado, porém, você pode praticar alguns exercícios para te ajudar no desenvolvimento musical. Esse exercício consiste em tocar as 5 primeiras notas de cada escala maior, percorrendo pelo teclado. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o exercício:

Abaixo, a lista das cinco primeiras notas de cada escala maior usadas no exercício do vídeo.
Escala de Dó (C): dó – ré – mi – fá – sol 
Escala de Ré (D): ré – mi – fá# – sol – lá
Escala de Mi (E): mi – fá# – sol# – lá – si
Escala de Fá (F): Fá – sol – lá – sib – dó 
Escala de Sol (G): sol – lá – si – dó – ré 
Escala de Lá (A): lá – si – dó# – ré – mi
Escala de Si (B): si – dó# – ré# – mi – fá# 
Além disso, abaixo um vídeo para te ajudar com a sua mão esquerda, caso você esteja sentindo alguma dificuldade em movimentar a mão esquerda da mesma forma que você movimenta sua mão direita. São 4 exercícios específicos para sua mão esquerda.

10. Como tocar teclado: Leitura de Cifras

Cifras são um conjunto de letras e símbolos que te permitem entender quais acordes você irá utilizar em uma música. Isso te possibilitará tocar suas músicas favoritas apenas lendo suas cifras.
Uma parte importante para os iniciantes de como tocar teclado, é entender a leitura de cifras.
Além das cifras, também possuem outras formas de escrever acordes musicais, como as partituras por exemplo, só que são bem mais complexas que as cifras.
Como estamos falando do início do seu estudo musical, vamos começar pelas cifras, para isso, vamos dividir esse aprendizado em três partes:
Acordes;
Símbolos;
Posicionamento;

Leitura de Cifras: Acordes

Os acordes são a parte mais fácil das cifras, inclusive nós já vimos em um tópico anterior esse tipo de notação anglo-saxônica dos acordes representados pelas letras iniciais do alfabeto.
Veja na imagem abaixo a lista:
acordes cifrados
Além dos acordes, temos também alguns símbolos e extensões, afinal, só com essas letras acima não seria possível encontrar acordes sustenidos, bemol, com sétima, menores, entre outros.

Leitura de Cifras: Símbolos

Diferente dos acordes, os símbolos são bem mais detalhados nas cifras. Por isso, devem ser estudados um pouquinho mais para que você possa memorizá-los.  Mas, de qualquer forma alguns símbolos já indicam pelo seu nome/símbolo, o significado quando atrelado a um acorde. Primeiro veja a tabela abaixo, logo logo você já irá entender como eles funcionam.
como tocar teclado cifras simbolos
Agora que você já deu uma analisada na tabela, vamos simplesmente juntar algum acorde com um ou mais símbolos, por exemplo:
A4 = Lá com quarta
Am = Lá menor
F# = Fá sustenido
Bb = Si Bemol
F#m = Fá sustenido menor

Viu como é fácil?
Nas cifras, os que costumam serem mais comuns são o # (sustenido), b (bemol), m (menor) , 7 (com sétima), 9 (com nona) e 4 (com quarta). Esses são os símbolos que eu recomendo que você memorize primeiro, pois são muito presentes na maioria das músicas cifradas.
Bom, agora vamos entender como as cifras são incluídas nas músicas e como você irá acompanhá-las.

Leitura de Cifras: Posicionamento das Cifras

Bom, você já conhece os acordes e os símbolos, agora basta verificar onde eles são posicionados na cifra para saber em qual momento você irá mudar de acorde. Vejamos um exemplo de cifra logo abaixo:

Bom, a cifra funciona dessa forma, as letras que indicam os acordes, ficam localizados em cima da palavra em que o acorde entra na música. Ou seja, pegando a cifra acima como exemplo, quando o cantor começa cantar a palavra “Hoje”, entrará na música o acorde de E (Mi), e esse acorde seguirá até a palavra “Você”, que é onde entrará o acorde de F#m (Fá sustenido menor), depois segue até o B (Si) e depois volta ao E (Mi).
Com o tempo, você irá começar a notar que a maioria das músicas segue um determinado padrão de repetição, então é bem comum você executar alguns acordes e repeti-los pelo restante da música.
Agora, sabendo tudo isso que você já viu até aqui, basta você começar a ouvir melhor e tentar encontrar algum ritmo que se encaixe na batida da música. Com o tempo você irá melhorando nisso. Você também irá perceber que, mesmo sem o ritmo correto, o som dos acordes da música já irão encaixar muito bem. Tente começar apenas tocando uma vez cada acorde acompanhando uma música cifrada.
Ah, mais uma coisa.
Cifras são facilmente encontradas na internet, basta você pesquisar no Google mesmo por sua música preferida + a palavra cifra, que você encontrará várias cifras. Muitas vezes você encontrará algumas músicas com várias versões diferentes de cifras, algumas mais simples e outras mais complexas.
Bom, estamos chegando ao final do artigo de como tocar teclado. No próximo tópico, vou dar algumas últimas dicas e exemplos de pessoas tocando músicas e ritmos para que você pratique e comece a tirar seus primeiros sons do Piano ou  Teclado.
Bora lá?

11. Como tocar teclado: Exemplo de música + Primeiros Ritmos

Bom, agora o assunto é mais visual do que textual. Separei algumas aulas da nossa equipe falando sobre ritmo e ensinando alguma música no teclado para que você tenha por onde começar. Veja abaixo:

Mais um vídeo sobre ritmos:

Bom, de fato acho que meu conteúdo acaba por aqui. Como disse no início do artigo, eu não sou profissional e, mal sei tocar teclado, mas talvez isso seja a melhor forma de explicar para alguém que assim como eu, está começando sua jornada musical.
Você pode encontrar muito mais conteúdo em nossas redes, então vou deixar listado aqui alguns links bem importantes:

Caso você tenha alguma dúvida, você pode deixar nos comentários aqui embaixo que iremos lhe responder. Caso você tenha uma sugestão de melhora para o artigo, também pode nos falar que podemos ir atualizando esse texto com o tempo, para que vocês sempre tenham um conteúdo atualizado.

Como tocar teclado: Curso Online Extraordinários

Ah, uma última coisa. Nós também temos cursos Online de Piano/Teclado, então se você tem dificuldade em aprender por texto e está em busca de algo mais didático, você pode dar uma olhada em nosso curso.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO EXTRAORDINÁRIOS
Finalizando por aqui, espero que o artigo tenha lhe ajudado em algo, e qualquer coisa, basta entrar em contato com a gente. 😉
Um abraço e força na sua jornada musical!
Wellington

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo