Como aprender partitura: As notas na pauta

Como aprender partitura: As notas na pauta

Fala tecladista! Tudo bem?

Hoje vamos falar sobre mais um dos rudimentos da partitura, pauta e leitura musical. Se você está estudando teoria musical é importante que você conheça a pauta da partitura.

Se você segue o Aprenda Piano há algum tempo, já sabe que nem sempre usamos partitura para passar as matérias por aqui. Em nossos cursos e ebooks evitamos que o aluno dependa da leitura da partitura.

Mas em determinadas ocasiões, como em casos de exercícios, por exemplo, vai ser necessário o uso da pauta. O exercício Jazz Hanon #1 é um exemplo disso.

Então, sem mais delongas vamos aprender partitura.

A partitura

Imagine que você quer aprender um novo idioma.

Vamos pensar no Inglês, por exemplo. Se você realmente está sério em aprender Inglês vai querer conhecer a escrita do idioma. Você precisará conhecer as letras, o alfabeto, as palavras, as regras gramaticais e por aí vai.

É assim na música.

Existe a linguagem escrita, com todos os seus símbolos, sinais e regras. É na partitura que escrevemos harmonia, melodia e ritmo. É ali que representamos as notas musicais através de vários símbolos diferentes.

Veja um exemplo:

Então, é mais ou menos como aprender um novo idioma, uma nova linguagem.

A pauta da partitura

Se você já estudou o básico de teoria musical já deve ter ouvido falar sobre o termo pauta. A pauta é onde se escreve as notas musicais.

A pauta é formada por linhas e espaços, onde são posicionadas as notas musicais. Em cada linha e em cada espaço vai ser colocada uma nota e isso é o que diferenciará uma nota da outra. Portanto, cada linha e cada espaço é usado para identificar uma nota musical.

A princípio você consegue identificar 5 linhas na pauta. Mas conforme você avança nos seus estudos sobre teoria musical, você poderá encontrar linhas adicionais para identificar as notas mais graves e mais agudas.

Essas linhas são chamadas de linhas suplementares. Veja na imagem:

Uma observação: Não se preocupe em memorizar os termos técnicos agora. No momento é importante apenas que você conheça a posição das notas na pauta.

Com o tempo você vai assimilando os termos técnicos.

As notas musicais na pauta

Agora que já vimos a definição básica é hora de vermos as notas musicais na pauta. A princípio vamos começar da nota , que parte de uma linha suplementar inferior, e vamos até a nota , que ativa mais uma linha suplementar lá em cima.

Dê uma olhada:


As notas musicais estarão dispostas dessa forma na pauta, quando a referência for a clave de sol.
Se você desejar aprender sobre a clave de sol e outros assuntos da partitura, clique aqui.

Perceba que cada nota musical está posicionada sobre uma linha ou dentro de um espaço. E se você tiver que aprender algo novo seria isso: memorize cada nota em sua respectiva região na pauta.

Eu sei que no início você pode se confundir um pouco, mas é perfeitamente normal. É como se fosse aprender Inglês. No começo você tropeça nas palavras mas com o tempo você vence o desafio.

E é importante avisar isso: não é um bicho de sete cabeças. Não é nada que você não possa aprender se dedicar um pouco de esforço e tempo.

Outra coisa, não se preocupe em aprender a tocar partitura rápido no início. Vá praticando e evoluindo gradualmente.

Como aprender partitura: resumo

Eu espero que você tenha gostado dessa matéria. Se gostou deixe um comentário para mim no fim desse artigo.

Também recomendo fortemente que você estude o conteúdo do Método M30, que ensina você a tocar suas primeiras músicas no teclado ou piano em até 30 dias, saindo do absoluto zero.

E no mais, aqui vai um resumo do artigo:

  • Aprender partitura e leitura musical é como aprender um novo idioma.
  • É na pauta onde escrevemos as notas musicais.
  • A pauta contém 5 linhas. É nas suas linhas e espaços que as notas musicais são representadas.
  • Existem linhas auxiliares, além das linhas principais. Elas são chamadas de linhas suplementares.
  • Aprender partitura não é um bicho de sete cabeças. Hoje eu recomendo que você memorize apenas as notas musicais em cada linha e espaço (de dó a lá, como vimos na figura).

Por hoje é só.

Em breve teremos muitos novos conteúdos aqui no Aprenda Piano e em alguns deles vamos utilizar partitura. Espero que você esteja devidamente preparado. 😉

Deus te abençoe,
Ramon Tessmann

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo