Os benefícios da música na luta contra o Alzheimer

Os benefícios da música na luta contra o Alzheimer
Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Hoje vamos falar de um assunto sério, mas sob uma perspectiva positiva: Benefícios da música na luta contra o Alzheimer.
A Doença de Alzheimer é uma doença progressiva incurável que destrói a memória e outras funções mentais importantes, a maioria das pessoas portadoras da doença são idosas.
Quando diagnosticada logo no começo, é possível retardar o seu progresso e ter mais controle sobre ela, assim garantindo melhor qualidade de vida ao paciente.
Ao poucos os portadores do Alzheimer vão perdendo a memória, e com isso acabam esquecendo desde coisas simples, até as mais importantes.
Infelizmente em função do avanço da doença o paciente passa a deixar de reconhecer seus parentes, mesmo que os mais próximos.
Apesar da perda de memória um fato começou a chamar a atenção de médicos e cientistas, pois mesmo com o esquecimento, idosos com Alzheimer ainda conseguem se lembrar de músicas que ouviam quando eram jovens.

A música na luta contra o Alzheimer

Para responder essa questão que pode ajudar mais de 35 milhões de vítimas no mundo que são atingidas pela doença, pesquisadores de diversos países europeus com a liderança do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig, da Alemanha, e seus neurocientistas, realizaram um experimento.
Primeiramente, eles procuraram as áreas do cérebro que são ativadas conforme se ouve música, após localizarem essas áreas, analisaram as regiões em pacientes com Alzheimer, para saber se tais áreas apresentavam  algum sinal de atrofia ou ainda se resistiam melhor à doença.
O estudo foi baseado na hipótese de que a ação de ouvir música seja diferente da de lembrar-se de algo, logo, os dois processos atuariam em distintas conexões cerebrais. 
As regiões que apresentaram maior atividade ao lembrar as músicas foram o giro cingulado anterior, localizado na parte média do cérebro, e a região motora pré-suplementar, no lobo frontal.
Levando em consideração o estudo realizado, o Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig, afirma que além de nosso cérebro ser dividido em  inúmeros compartimentos, colocando as nossas memórias em um deles, a música conta com um espaço exclusivo e diferente das demais lembranças, com isso apresentando uma menor chance de ser comprometida pela doença.
Essa recente descoberta da medicina através dos benefícios da música, traz uma nova esperança aos portadores de Alzheimer e a seus familiares que sofrem junto com os pacientes.

“As recordações mais duradouras são aquelas ligadas a uma experiência emocional intensa e a música tem uma relação estreita com as emoções; a emoção é uma porta de entrada para lembrar.
Muitos doentes não lembram o nome de algum parente, mas lembram da letra de uma canção.”
– Fátima Pérez-Robledo, musicoterapeuta da Fundação Alzheimer Espanha

Documentário Alive Inside: a música para os doentes de Alzheimer

O documentário produzido nos Estados Unidos,  que se chama Alive Inside mostra diversas experiências positivas através do uso da musicoterapia no tratamento de paciente com Alzheimer, o filme é dirigido por Michael Rossato-Bennett, e toca em um ponto mais além do que os próprio benefícios da música, ele mostra como os pacientes se reconhecessem, pois após ouvirem suas músicas favoritas, ficam com o cérebro mais ativo e assim respondem melhor a estímulos.
Um dos casos abordados é o do senhor Henry, sempre envolvido com a música, desde muito jovem, hoje ele vive em um lar para idosos, e sofre com a dificuldade de reconhecer seus familiares. Henry estava sempre com sinais de depressão, mas após ouvir sua música preferida, ele se transforma, ficando ativo, atento e afim de conversar, mesmo sem os fones de ouvidos, os efeitos da música seguem fazendo efeito ao paciente.
Veja um trecho do documentário, que conta em partes a história de Henry e a importância da música em seu dia a dia:

Os benefícios da música

Uma pesquisa como essa dá mais crédito ainda a importância de se consumir música, seja ouvindo, seja produzindo.
Através do AprendaPiano.com é possível não só consumir música, como também produzir, através de nosso Método M30 – Sua 1ª música em 30 dias.
Então não perca tempo e comece agora mesmo a praticar um instrumento musical, nesse caso, teclado ou piano, e sentir os benefícios da música.
Não crie desculpas para não iniciar seus estudos, para cada desculpa existe uma resposta mostrando que é possível conseguir, basta querer.
Como o fato de acreditar que não é possível aprender piano na terceira idade. Já falamos sobre isso aqui,e mostramos que sim, é possível, então deixo para você essa sugestão de leitura:

Espero que tenha gostado do tema abordado, comente e compartilhe com a gente a sua opinião sobre a importância da música no dia a dia, em especial para o bem estar. 😉
Até mais, forte abraço!
Heitor Carvalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo