Os segredos da afinação de piano

afinação de piano
Fala tecladista! Como vai? Aqui é Heitor Carvalho, do Aprenda Piano, trazendo mais um artigo para você.
Hoje vamos falar sobre um assunto que traz muitas dúvidas aos pianistas, a afinação de um piano.
Tradicionalmente a afinação de um piano é feita por um afinador profissional, alguém que ganha a vida com isso, porém, tem quem também se arrisque em afinar seu próprio piano, mas de qualquer forma, é interessante saber como funciona o processo de afinação do seu instrumento musical.
Antes de começarmos a falar sobre a afinação em si, uma dica deve ser levada muito a sério, o cuidado com o piano, precauções quanto ao equipamento, desde local de armazenamento até manuseio, evitam a constante necessidade de manutenção.
Lembrando, todo o processo de afinação do piano é algo que demanda tempo e muito trabalho, por isso, há profissionais quem buscam qualificação para realizar esse tipo de trabalho.

O QUE É AFINAÇÃO DE PIANO?

Afinação nada mais é do que um processo que se baseia em deixar o equipamento apto para o uso, alcançando os sons necessários e desejados.
Esse processo tem como objetivo produzir um som equivalente ao outro, logo a afinação ocorre por comparação qualitativa, se o som for bom, boa afinação, caso contrário, má afinação.

QUANDO FAZER A AFINAÇÃO DE PIANO?

Um piano deve ser afinado no mínimo uma vez por ano, mas recomenda-se que de 6 em 6 meses ocorra a afinação do equipamento.
Além da afinação, é necessário observar se outros problemas não podem estar afetando o piano, então é muito importante prestar atenção em como seu piano funciona antes da afinação, e como está funcionado após ela, caso problemas continuem, então não era só questão de desafinação.

O QUE É NECESSÁRIO PARA AFINAÇÃO DE PIANO?

Como explicado anteriormente, a afinação de um piano é um processo complexo, afinal estamos falando de mais de 200 cordas mantidas sob tensões.
Então para a afinação acontecer são necessárias ferramentas específicas para esse processo, que são elas, uma alavanca ou martelo de afinação, um diapasão 440, uma fita de filtro e dois abafadores de borracha, há quem também faça uso de microfone e software.
Vendo a lista de ferramentas uma pergunta automaticamente vem à cabeça, “onde eu vou arranjar esses equipamentos?”, duas opções, lojas físicas de equipamentos musicais próximas de você, ou lojas online, que geralmente são mais completas.

PROCESSO DE AFINAÇÃO DE PIANO

Existem instruções e passo a passo, que orientam o afinador na hora da execução, como ordem de teclas, posições realizadas, sentidos a serem seguidos, mas cada afinador vai encontrando seu estilo de trabalho com a prática.
Quando falamos em prática na afinação de piano, estamos falando de anos de trabalho, para se ter noção, um afinador profissional leva em média de 3 a 4 horas para afinar um só piano.
Então, quem procura seguir o passo a passo, pode se preparar para levar o dobro de tempo, e muito provável não alcançar uma afinação tão qualificada, se comparada a de um profissional, ainda que tenha levado o dobro do tempo.
Esses anos de trabalho são fundamentais por darem ao afinador, algo que nenhum passo a passo, instrução ou dica dará, que é encontrar o toque certo no piano e analisar o som com a devida atenção e perspectiva.

RECOMENDAÇÃO FINAL SOBRE AFINAÇÃO DE PIANO

Agora que você já sabe do que se trata a afinação, quando que ela é necessária, o que precisa para ser realizada e como é o processo, fica a seu critério optar por escolher entre um afinador profissional, ou se arriscar em afinar seu próprio piano.
Caso opte por um afinador profissional, tenha certeza que seu piano estará em boas mãos, claro, que antes de “entregar” seu piano a alguém procure se informar sobre o profissional.
Por outro lado, se escolher afinar seu próprio piano, peço que se qualifique o suficiente para isso e tome todo o cuidado para não acabar estragando seu piano.
Então agora é com você, decidir qual sua prioridade, qualidade ou economia, ou até mesmo quem sabe se desenvolver na afinação profissionalmente, por que não?
E então, o que achou dos segredos de afinação de piano, consegui tirar suas dúvidas? Eu espero que sim!
Se quiser ficar por dentro dos próximos conteúdos assine a nossa lista de emails porque estamos sempre com conteúdos novos aqui no site.
Por enquanto é isso, até a próxima.
Forte abraço,
Heitor Carvalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Semana do Teclado

O passo a passo para a realização do
seu sonho de tocar teclado em 30 dias