Diversificando Músicas através do Acorde Substituto

Diversificando Músicas através do Acorde Substituto
Fala tecladista! Tudo bem? Aqui quem fala é o Augusto Canarin, do Aprenda Piano, e hoje nós vamos aprender a inovar e diversificar algumas músicas, através do acorde substituto.
Pra você que é músico e está constantemente em função de tocar vários tipos de músicas, estudar harmonia e acordes, esse artigo vai te ajudar e muito.
Quando lidamos com a temática de substituição de acordes, isso acaba aumentando ainda mais as possibilidades que temos para tocar uma canção.
Quando você passa a entender a função de cada acorde, você sabe que o 5º grau é considerado um acorde com característica dominante.
Vamos aprender como substituir esse tipo de acorde, mantendo a harmonia.
Muitas vezes nós acabamos tocando sempre da mesma forma, e não nos damos conta de que podemos variar nossa forma de tocar e utilizar outros artifícios musicais.
Então, vamos agora estudar essa nova forma de diversificar os acordes utilizados em uma música, conseguindo substitui-los à altura.
Vem comigo! 😀

ACORDE SUBSTITUTO

Um acorde substituto é aquele que, você pode utilizar no lugar de outro acorde, sem qualquer problema na sonoridade e na harmonia da música.
Além de você substituir o acorde, você mantém todas as característica intactas, sem qualquer prejuízo na canção.
Nesse primeiro momento, vamos estudar apenas um tipo de substituição de acordes.
Vamos estudar o acorde que substitui o 5º grau com sétima (V7) em uma música.

5º GRAU COM SÉTIMA

O chamado Acorde SubV7, é muito conhecido na música, e é uma abreviação para Substituto do V7.
Através do próprio nome, você consegue perceber que esse acorde, serve como uma variação, substituindo o acorde dominante (quinto grau com sétima).
O acorde que representa o 5º grau com sétima (V7), é um acorde dominante, por esse motivo, o acorde que vai substitui-lo, precisa obrigatoriamente ser um acorde dominante.

CARACTERÍSTICAS: SUBSTITUTO V7

Para que você entenda qual acorde utilizar para substituir um acorde dominante, você precisa seguir primeiramente algumas regras básicas.
Vamos pensar em uma progressão simples de acordes, na tonalidade de sol:

Am7 – D7 – G7M

  • Acorde de Am7

Acorde de Am7

  • Acorde de D7

Acorde de D7

  • Acorde de G7M

Acorde de G7M
Então, nós temos:

  • Am7: 2º grau (subdominante)
  • D7: 5º grau (dominante)
  • G7M: 1º grau (tônica)

Nós vamos mexer apenas, no acorde  de quinto grau com sétima (acorde dominante), sendo ele o acorde de D7.
Para substituir esse acorde, nós precisaremos pensar no acorde principal da música, ou seja, na tônica.
O que nós vamos fazer é seguir as notas em efeito cromático, e aumentar meio tom da tônica.
O efeito cromático é quando vamos sempre de meio em meio tom, passando por todas as notas.
Então, aumentando meio tom da tônica G7M, nós temos o acorde de Sol sustenido, e mantendo a sétima menor de um acorde dominante, temos:

  • Acorde de G#7


A progressão de acordes, após utilizar o acorde substituto, ficará assim:

Am7 – G#7 – G7M

O nosso acorde dominante surgiu quando aumentamos meio tom da tônica e adicionando a sétima menor ao novo acorde.

ACORDE SUBSTITUTO X TÔNICA

Se você prestar atenção e desmembrar as notas dos dois acordes da nossa nova progressão (substituto V7 / tônica), você vai ver perfeitamente o efeito cromático.

  • Acorde de G7M: Sol – Si – Ré – Fá#
  • Acorde de G#7: Sol# – Si# – Ré# – Fá#

Nas três primeiras notas dos dois acordes, nós temos em cada uma delas a diferença de um semitom. Veja:

  • Sol – Sol#
  • Si – Si#
  • Ré – Ré#

Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar o efeito cromático acontecendo no acorde substituto.
Esses são os passos que você pode usar para substituir o 5º grau:

  • Encontre a tônica da música (Acorde de 1º grau)
  • Aumente meio tom da tônica
  • Adicione a sua sétima menor

Fazendo isso você terá o famoso acorde substituto do 5º grau com sétima (SubV7).

ACORDE FORA DO CAMPO HARMÔNICO

Você aprendeu acima como substituir um acorde dominante, com algumas regras simples de mudança de acordes.
Mas se você pensar na progressão que foi utilizada com a tonalidade de Sol, você irá perceber que o acorde de Sol sustenido (G#7), não pertence ao campo harmônico de sol.
Campo Harmônico de Sol

G – Am – Bm – C – D – Em – F#m7(b5)

Nesse caso, por não pertencer ao campo harmônico, o acorde de G#7 jamais poderia ser usado na progressão.
O que faz com esse acorde possa ser utilizado na música, é justamente o efeito cromático entre as notas.
Esse efeito permite que o acorde de G#7, mesmo que não pertença ao campo harmônico de Sol, seja utilizado para formar uma cadência.
Outro fato que permite que esse acorde seja utilizado, é devido a existência de um trítono em sua estrutura.
Um trítono existe quando há, entre duas notas, um intervalos de três tons.
Sempre que existir um acorde maior com sétima menor, entre a e a 4ª nota, há a existência de três tons de distância, ou seja, um trítono.
No acorde de G#7:

  • 2ª nota: Dó
  • 4ª nota: Fá#

Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá#

Entre Dó e Fá, nós temos três tons de distância (trítono), caracterizando novamente em um acorde dominante.

UTILIZAÇÃO DO ACORDE SUBSTITUTO

No ponto de vista teórico, o acorde substituto pode ser utilizado no lugar do 5º grau.
Porém, isso nem sempre acaba se tornando possível.
As vezes, a sonoridade desse acorde não fecha muito bem com a melodia e a harmonia da música.
O que você precisa fazer é testar antes de tudo e ver se o acorde “casa” com o contexto da música.
Estilos musicais como Jazz, Blues, Bossa Nova e Samba, são estilos que funcionam muito bem com o acorde substituto de V7.
Porém o que você precisa fazer é experimentar esse acorde na prática e ver se a sonoridade dele combina com o restante da música.
Você já sabe o que precisa fazer para substituir o quinto grau de uma música. Agora é com você!

FINALIZANDO

E aí tecladista, o que você achou do acorde substituto?
Com ele você consegue mudar, nem que seja algo simples, e variar um pouco as suas músicas.
Acesse também nossos cursos online e fique por dentro de todo conteúdo disponível.
Forte abraço e bons estudos!
Augusto Canarin

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo