A música e o seu despertar de sentimentos

A música e o seu despertar de sentimentos
Fala, Tecladista! Tudo certo? Aqui é o Heitor, do Aprenda Piano, e hoje vim falar sobre o poder que a música tem de despertar sentimentos no ser humano!
Esse “poder” da música é um assunto que é discutido diariamente aqui no Aprenda Piano, tanto que acreditamos SIM que a música transforma vidas.
Acreditamos pois vimos a música mudar a vida de mais 17.000 mil pessoas ao longo dos mais de 10 anos de trabalho do nosso professor e idealizador, Ramon Tessmann.
Então por conta disso, sempre nos interessamos por essa relação que envolve a música e o ser humano.
Nos envolvemos tanto com essa relação que focamos na música em todos os momentos possíveis!
Momentos em que a música não é o foco principal, e às vezes nem mesmo o secundário, porém ainda assim, ela é a principal responsável por despertar nossos sentimentos.

A música e o seu despertar

Sem fazer muita força para lembrar, logo me vem a cabeça três situações no qual a música desperta sensações indescritíveis em muitas pessoas.
Um deles seria a marcha nupcial que anuncia a entrada da noiva na igreja para o casamento.
Outro, seria aquele canto que é entoado por mais de 50 mil vozes em um Maracanã lotado durante um domingo de futebol.
Por fim, temos aquele instante em que se começa a tocar o tema da vitória, durante o uma transmissão de Fórmula 1.
O que esses três momentos têm em comum? Além da EMOÇÃO que eles despertam, o fato de que em nenhum deles a música é o FOCO!
Porém a sua presença é fundamental, para que assim seja possível expressar os sentimentos e as emoções ali presentes naquele instante. 😉

O casamento perfeito da música

Porém não foi nenhum desses três momentos que me fizeram escrever esse artigo.
O casamento perfeito entre música e imagem que me fez ficar ainda mais reflexivo quanto as sensações que a música desperta, se faz presente em filmes.
Sim, em filmes, pois acredito que nos filmes, sejam eles quais forem, temos os melhores exemplos possíveis quanto ao uso da música para a criação de sensações.
A relação música e imagem em filmes é capaz de nos envolver até mesmo em momentos onde a tela está totalmente preta e o som mínimo, retratando apenas o começo ou o encerramento do filme.

A magia das músicas em filmes

É possível que você pense que não, você não se envolve com a música, a não ser que ela seja seu foco, como quando você está a tocar seu instrumento ou aproveitando seu tempo para assistir um show.
Porém eu ouso o contrariar e dizer que ainda que seja de forma involuntária, você se identifica com a música e deixa com que ela influencie seus sentimentos e desperte algumas de suas emoções.
Não acredita? Pois bem, então vamos a PROVA! 😛
Gostaria que você parasse por alguns segundos para pensar na cena que mais marcou você até hoje quando o assunto é filme.
Pensou? Então agora eu peço que você encontre essa cena e a assista de novo, porém preciso que você assista a cena sem som.
Após ver a cena sem som, repita o procedimento, porém agora ouvindo uma música ao mesmo.
Com ambos os testes concluídos é hora de ver a cena de verdade, em sua forma original, nua e crua.
Aposto que assim como eu, após fazer esse teste, você realmente só se identificou com a cena na terceira vez em que a viu, em função do casamento perfeito entre imagem e trilha.
Trilha essa que criou sensações e despertou sentimentos e emoções em você, por isso o marcou, ainda que de forma involuntária, como falei anteriormente.

O poder da música

Geralmente acreditamos que a música tem poder apenas para quem vive dela, porém com esse conteúdo podemos perceber que a história não é bem assim.
A música é capaz de nos influenciar de diversas formas, seja direta ou indiretamente, como podemos ver através das situações aqui apresentadas.
Onde em nenhuma delas a música era o foco, porém foi fundamental para que as emoções fossem despertadas e assim o espetáculo acontecesse.
O que quero dizer com isso é que você não precisa viver da música, mas pode e sinceramente recomendo que viva com ela! 😉
Para que você possa viver com a música existem diversas formas e uma delas é você conhecer o Método M30 do Aprenda Piano e começar hoje mesmo a aprender a tocar piano e teclado.
O que você me diz, gostou da ideia? Se SIM, clique aqui e saiba mais! 😉

Concluindo

Espero que você tenha gostado desse conteúdo sobre a música e o seu despertar de sentimentos!
Procurei com esse artigo mostrar para você como a música está presente em nosso dia e a dia e como podemos tirar proveito disso.
Para acompanhar mais conteúdos como esse acesse nossa página de artigos e não se esqueça de assinar nossa lista de e-mails.
Um forte abraço e até a próxima!
Heitor Carvalho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo