10 curiosidades sobre os teclados controladores

teclado-controlador

Fala tecladista! E aí? Vamos falar de teclados controladores? Segue uma lista com 10 curiosidades sobre esse tipo de equipamento:

#1 O que é um controlador

Controlador é qualquer aparelho ou instrumento que consegue controlar outro através do cabo MIDI ou via conexão com computador, USB, transmissão sem fio entre outros.

#2 Teclado controlador

Um teclado controlador é o aparelho capaz de controlar outro aparelho, como defini acima, mas com adicional de haver um teclado físico.

#3 Nada de sons próprios

O teclado controlador não produz sons sozinho. É necessário estar conectado a outro aparelho. Portanto, ele não possui timbres próprios. Deve haver histórias infelizes de pessoas comprando um teclado controlador para ser usado como um teclado comum, e só depois se dar conta que o controlador sozinho é praticamente inútil. Então, cuidado na hora de comprar seu teclado!

Observação: o leitor Fernando Bertino nos lembrou que em alguns modelos, como é o caso do M-Audio Prokeys Sono 61, existe a presença de timbres. Apesar de não ser comum, alguns modelos trazem timbres próprios, portanto, é importante você checar isso antes de comprar.

#4 Leveza

Os teclados controladores são bem leves se comparados aos outros tipos de teclado. Não se surpreenda ao segurar um deles. Nesse caso leveza não é sinônimo de má qualidade.

#5 Preço dos teclados controladores

Os teclados controladores têm preços bem acessíveis. Uma rápida comparação entre os tipos de teclado fará você enxergar as diferenças de preço rapidamente.

#6 Controlando tudo

Os controladores fazem jus ao nome, controlando praticamente quase tudo o que você desejar: timbres, efeitos, equalizações, botões, programações, canais MIDI entre outros.

#7 Será um brinquedo? Nada disso

Muitos músicos pensam que por ser leve e barato, um teclado controlador tem que necessariamente parecer um brinquedo. Isso não é verdade. Há diferentes marcas e séries, com tamanhos e pesos de teclas diferenciados. Ao comprar seu controlador, tenha certeza que não está levando um brinquedo, em vez de um equipamento profissional.

#8 Quais botões você precisa?

Os controladores têm esse nome não é por acaso: eles precisam controlar! Para isso será necessário alguns tipos de controles como knobs, sliders, pads e outros. Antes de comprar seu controlador identifique suas necessidades e só então busque o equipamento mais adequado.

#9 Drivers

Uma das coisas importantes dos teclados controladores é o driver. O driver de um teclado controlador é o que vai “conectar” seu equipamento a algum software. Você não vai querer que essa conexão esteja com problemas, atrapalhando sua execução. Então, vale a pena checar se a marca que você está pensando comprar tem um bom histórico de drivers.

#10 Marcas de teclados controladores

As marcas mais reconhecidas e especializadas em controladores são: Akai, Novation, M-Audio, Behringer, Korg, Alesis entre outros.
É isso aí! Se você quiser adicionar alguma curiosidade deixe um comentário abaixo.
Até breve,
Ramon Tessmann

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo